Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2010/04/27

"Como Eu vos amei, amai-vos também uns aos outros"

Páscoa V

LEITURA I - Actos 14, 21b-27

Terminada a primeira viagem missionária, através do sudoeste da Ásia menor, Paulo regressa a Antioquia, visitando, pelo caminho, as comunidades nascidas do seu trabalho, sob a acção do Espírito Santo. Como o anúncio da salvação lhes havia sido já dirigido, o Apóstolo, sem deixar de pregar a palavra, preocupa-se, sobretudo, em consolidar as jovens comunidades, preparando-as para suportarem as tribulações.
Ao mesmo tempo, S. Paulo organiza hierarquicamente a Igreja, pondo à sua frente os anciãos (presbíteros) escolhidos, não pela comunidade, como se fazia entre os judeus dispersos no mundo pagão, mas directamente por ele. Assim se manifestava a colegialidade. Assim se asseguravam as relações entre a Igreja local e a universal.

SALMO RESPONSORIAL - Salmo 144, 8-13ab (R. 1)
Refrão: Louvarei para sempre o vosso nome, Senhor, meu Deus e meu Rei. Repete-se

Ou: Aleluia. Repete-se

LEITURA II - Ap 21, 1-5a

A Ressurreição de Jesus não eliminou, totalmente, o mal, que continua a estar presente na nossa vida. Contudo (e é esta a grande mensagem que o Apocalipse nos transmite), a humanidade conhecerá, um dia, em Cristo, a vitória plena e definitiva sobre o mal. O fim dos tempos, com efeito, não será uma destruição, mas uma transformação. Nesse dia das núpcias definitivas com o Seu Criador, a humanidade resplandecerá com a mesma juventude de Deus. O próprio mundo material, enobrecido pelo trabalho do homem, será transformado. Será então que a obra da nova criação, iniciada na manhã de Páscoa, atingirá a sua plenitude e Jesus entregará ao Pai os homens, chamados para a glória eterna, em Cristo (I Ped. 5, 10).

EVANGELHO - Jo 13, 31-33a.34-35

Aos discípulos, que não podem ainda segui-l’O na Sua glória, Jesus entrega-lhes, como Seu testamento espiritual, o mandamento novo: amar os homens, nossos irmãos, como Ele os amou, até ao amor do inimigo, até ao dom da vida, até às últimas consequências.
Este amor não é uma simples norma legal. É uma espécie de instituição «sacramental», pela qual se assegura, continuamente a presença de Jesus no meio de nós. Vivido em realidade, é o mesmo amor do Pai, encarnado em Jesus, que através de nós se comunica aos homens. É este amor que torna a Igreja, esta «nova» comunidade de Deus com os homens, uma comunidade distinta de todas as comunidades humanas e um sinal do «mundo novo», onde só se fala uma linguagem – a do amor.


Cânticos para a próxima missa

Entrada - Cantarei ao Senhor (taizé 1)
Kírie - Senhor tem Piedade II (8)
Aleluia - Nada nos Separará (13)
Ofertório - Gestos de Amor (10)
Santo - Santo, Santo (6)
Pai-Nosso - Pai-Nosso Vespertino (5)
Cordeiro de Deus - Cordeiro de Deus (Alegro)(2)
Comunhão - Como o Pai me Amou (2)
Acção de Graças - Consagração a Nossa Senhora (Belém)(Maria
Final - Sentido Para Amar (28)

Beijos, abraços e muitos mimos
Com amor
Luisa

Sem comentários: