Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2010/05/06

«Vem!»

Páscoa VI

LEITURA I - Actos 15, 1-2.22-29

Em Jerusalém, no seu primeiro Concílio, a Igreja, assistida do Espírito Santo, reafirma a liberdade, que Cristo nos trouxe, ao decidir admitir no seu seio os convertidos do paganismo, sem terem de se sujeitar às prescrições da lei mosaica.
Animada pelo Espírito Santo, que inspira as suas decisões e sustenta a sua actividade missionária, a Igreja aparece-nos assim, desde os seus primeiros dias, como uma comunidade sem fronteiras, aberta a todos os homens, de qualquer raça ou cultura unida no amor e na fidelidade ao Colégio Apostólico.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 66 (67), 2-3.5.6.8 (R. 4)

Refrão: Louvado sejais, Senhor, pelos povos de toda a terra. Repete-se

Ou: Aleluia. Repete-se

LEITURA II Ap 21, 10-14.22-23

A Igreja é a nova Jerusalém, alicerçada sobre a fé dos Apóstolos, na qual se reunirão, chamados por Cristo Ressuscitado, os homens dos quatro cantos da terra, para viverem em comunhão perfeita com Deus e com os irmãos.
S. João contemplou-a em todo o seu esplendor e perfeição. Contudo, ela está ainda a caminhar, na humildade e na dor ao longo dos séculos, na esperança de resplandecer de glória, quando chegar a plenitude dos tempos. A nova Jerusalém está ainda em construção e cada um de nós é uma pedra viva dessa morada de Deus, pedra trabalhada pelo Espírito Santo, recebido no Baptismo e no Crisma.

Em vez da leitura precedente pode utilizar-se a seguinte:
LEITURA II Ap 22, 12-14.16-17.20

EVANGELHO - Jo 14, 23-29

Ao terminar o primeiro discurso de despedida, após a Ceia, Jesus promete aos Seus discípulos o Espírito Santo, que lhes fará compreender, perfeitamente, a Sua mensagem, os ajudará a viver o Evangelho em todas as circunstâncias e os manterá em comunhão com Deus e os irmãos, de modo a gozarem sempre aquela paz, que em si encerra todos os bens messiânicos.
Seguros da presença do Espírito Santo na Igreja e nas suas almas, os cristãos podem, portanto, manter-se confiantes e alegres, por maiores que sejam as transformações por que passe a sociedade e por maiores que sejam as dificuldades que a Igreja conheça.

Em vez do Evangelho precedente pode utilizar-se o seguinte …
EVANGELHO Jo 17, 20-26

« (…) Pai, quero que onde Eu estou, também estejam comigo os que Me deste, para que vejam a minha glória, a glória que Me deste, por Me teres amado antes da criação do mundo. Pai justo, o mundo não Te conheceu, mas Eu conheci-Te e estes reconheceram que Tu Me enviaste. Dei-lhes a conhecer o teu nome e dá-lo-ei a conhecer, para que o amor com que Me amaste esteja neles e Eu esteja neles».

Aqui estão os cânticos para Sábado:

Entrada: Cantarei
Kyrie: Senhor, tem piedade
Aleluia: Aleluia, quando estamos unidos (segunda estrofe)
Ofertório: Senhor, Tu tens palavras de vida
Santo: Ao Senhor nosso Deus
Pai-Nosso: Todo o Mundo
Paz: Cordeiro de Deus (lento)
Comunhão: Como o Pai me amou
Acção de Graças: Gratia Plena
Final: Louvado sejas

Reforçando o mail da R.

- Escolha de cânticos e 1º ensaio para o Crisma de dia 6 de Junho – sábado, dia 8 de Maio, pelas 21h30.

- “Apresentação” e ensaio dos cânticos aprendidos durante as jornadas, assim como os dos festivais paroquias e vicariais de 2009 e 2010 – fica adiado para data a estipular

- “Boa-noite ao Papa” – relembro que quem quiser participar nesta actividade deverá estar à porta da igreja da Boa-Hora às 19h30, do dia 11 de Maio, para seguirmos juntos em direcção ao local.

...
Beijos e abraços
Luisa

Sem comentários: