Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2008/05/29

"Vós sois a minha força e o meu refúgio"

31 de Maio
VISITAÇÃO DE NOSSA SENHORA

Deus eterno e omnipotente, que inspirastes à Virgem Santa Maria o desejo de visitar Santa Isabel, levando consigo o vosso Filho Unigénito, tornai-nos dóceis à inspiração do Espírito Santo, para podermos cantar sempre com ela as vossas maravilhas.


"A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.Porque pôs os olhos na humildade da sua serva:de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações.O Todo-poderoso fez em mim maravilhas,Santo é o seu nome.A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem.Manifestou o poder do seu braço e dispersou os soberbos.Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes.Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias.Acolheu a Israel, seu servo,lembrado da sua misericórdia,como tinha prometido a nossos pais,a Abraão e à sua descendência para sempre».


Tempo Comum IX

LEITURA I - Deut 11, 18.26-28.32

«Ponho diante de vós a bênção e a maldição»

Aquele que diz ter fé tem de escolher entre seguir a palavra de Deus, pondo-a em prática na vida de cada dia, ou desistir de ser chamado homem de fé. Era neste sentido que, já no Antigo Testamento, a palavra de Deus alertava o povo para a fidelidade ao Senhor. O caminho da fidelidade levará a alcançar as bênçãos de Deus; no oposto, estaria a maldição.

SALMO RESPONSORIAL - Salmo 30 (31), 2-3a.3bc-4.17.25 (R. 3b)
Refrão: Sede o meu refúgio, Senhor. Repete-se

LEITURA II - Rom 3, 21-25a.28
«O homem é justificado pela fé, sem as obras da Lei»

Poderia parecer que esta leitura está em contradição com a anterior. Mas, de modo nenhum. O que o Apóstolo diz é que a justificação do homem lhe vem da fé em Jesus Cristo e não da observância da Lei de Moisés. O contraste é entre Cristo e Moisés, entre o Antigo e o Novo Testamento. O Antigo Testamento preparou o Novo e encaminhou para ele. Mas, passou, ou melhor, desabrochou no Novo, em Jesus Cristo, o Messias prometido, esperado e finalmente manifestado. É Ele agora o Salvador; é Ele agora o objecto da fé que ilumina a nossa vida e nos traz à salvação.

EVANGELHO - Mt 7, 21-27
A casa edificada sobre a rocha e a casa edificada sobre a areia

Jesus de novo afirma, na continuação da linguagem da primeira leitura, que o homem de fé, que se diz crente na palavra de Deus, há-de procurar viver dessa mesma fé, e não se contentar com ter na boca o nome do Senhor; é preciso que o tenha no coração, que logo o manifestará em toda a sua vida. Doutro modo, viverá de ilusão, e a oração que porventura venha a fazer não passará de palavras sem grande sentido.

Cânticos
"Entrada - Esta humanidade (7)
Kyrie- Senhor piedade (1)
Aleluia - Aleluia (quando estamos unidos) (11)
Ofertório - Entrega (20)
Santo - Santo (bonito) (2)
Pai Nosso- Pai Nosso (Dó Maior) (8)
Cordeiro de Deus - (lento) (4)
Comunhão -Tomo este Pão (10)
Acção de Graças - Recado
Final - Nazaré Viva

A todos os vespertinos o meu pedido de desculpa por ter feito a escolha dos cânticos tão tarde...Não foi uma semana fácil no laboratório!...Muitos beijinhos e abraços
maf"

Não Esquecer!
6ª feira - Amanha - Ensaio para o concerto

Peça de Teatro SER AJUDA - "O Último Barão"- sábado, dia 31 de Maio - NÃO PERCAM!!

Torneio de futebol - Para nós já acabou (snif snif)... mas o que conta é o sentimento de que deram tudo por tudo... e o que suaram aquele pessoal!! tudo em prol do bom nome do coro. Por isso, merecem os Parabéns pelo esforço e empenho!

Por último, e não menos importante, o concerto dia 1 de Junho a realizar-se na Igreja às 16h.

Com a participação do Coro Comsonante (Oeiras) e um Coro Infantil associado ao Coro Paz e Bem.
Quem puder ajudar a Andreia na preparação deste evento pode fazê-lo nesse dia a partir das 14.30h a arranjar os bancos da Igreja ou a preparar o lanche. É preciso ajuda pessoal!! Aproveitam e assistem ao concerto, não pode haver melhor programa para passar uma boa tarde de domingo!!

Aos mais distraidos, encontra-se no vosso lado direito na secção "A malta lá da ajuda" um novo link! Pois é, a paróquia jà tem site e que belo site!!Dêem lá um salto, está muito giro!

Luisa

1 comentário:

Patitas disse...

Após grandes jornadas futebolísticas eis nos chegados ao fim do torneio, e cumpre-me balancear grandioso evento e a nossa excelsa participação.
Nós, movidos pela ambição dos grandes, participamos com duas fulgurantes equipas cada uma delas ficando em seu grupo, inviabilizando na primeira fase um confronto vespertino.
Jogo após jogo foram chegando as vitórias e as derrotas; sob o calor do sol, sob o cair da chuva.
Vieram as meias-finais e o coro com meia participação, pois uma das equipas vespertinas não consegui almejar tal patamar. O embate foi com a equipa dos Acólitos, equipa essa que veio a vencer o torneio.
No final foi alcançado um abnegado e altruísta 4º lugar, pois foi decidido não comparecer no jogo do 3º e 4º lugar, a fim de atribuir o último lugar do pódio aos nossos irmãos de Belém, que a essa hora estavam em peregrinação em Fátima a rezar por todos nós.

Gostaria de agradecer a todos os jogadores que compunham as equipas vespertinas, e que brindaram sempre com a sua presença todos aqueles que se deslocaram aos jogos, dando um novo sentido à palavra “participante”.

Não poderia deixar de expressar todo o carinho e amizade à claque do Coro Vespertino, que esteve presente com os seus cânticos, faixas, bandeiras e pompons, e apoiaram sempre as equipas vespertinas neste périplo.
É sempre bom saber que podemos contar com o nosso grupo para os nossos desafios vespertinos.

Bem hajam…
… e para o ano não me apanham lá!