Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2007/07/08

Eu venho, Senhor, à vossa presença

LEITURA I Deut 30, 10-14
«Esta palavra está perto de ti, para que a possas pôr em prática»

Esta leitura prepara-nos para melhor compreendermos a do Evangelho: a palavra de Deus que há-de nortear toda a nossa vida não está longe do nosso alcance. E nós escutamo-la e cumprimo-la na vida concreta do dia a dia. Ela vem aliás ao encontro dos anseios mais profundos do nosso coração. É que é o mesmo Deus que nos fala na palavra e que já nos falou no coração.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 68 (69), 14.17.30-31.33-34.36ab.37 (R. cf. 33)
Refrão: Procurai, pobres, o Senhor e encontrareis a vida.

Ou Salmo 18 B, 8-11 (R. 9a)
Refrão: Os preceitos do Senhor alegram o coração.

LEITURA II Col 1, 15-20
«Por Ele e para Ele tudo foi criado»

Nesta leitura como que se faz a apresentação de Nosso Senhor Jesus Cristo. Sabemos d’Ele muitas coisas, mas, no fundo, o que é que n’Ele constitui a razão de ser daquilo que Ele é para os cristãos? Cristo é o princípio e o Fim, Aquele por Quem tudo foi criado, e para Quem tudo existe. Para além de tudo aquilo que os olhos exteriormente podem observar está o campo infinito que a fé nos revela. Ele é o Primeiro na ordem da criação e o Primeiro na ordem da ressurreição.

EVANGELHO Lc 10, 25-37
«Quem é o meu próximo?»

A parábola do bom samaritano serve a Jesus para explicar ao doutor da lei quem é o próximo e como o amor a Deus e ao próximo são, no fundo, o mesmo e único amor: “o amor de Deus derramado em nossos corações pelo Espírito Santo”. Segundo a explicação dos antigos Padres da Igreja, o homem caído nas mãos dos salteadores é toda a humanidade, e o bom samaritano é a imagem de Jesus, Ele que nos encontrou feridos pelo pecado à beira do caminho aonde desceu, usou de compaixão para connosco, e nos introduziu na estalagem da sua Igreja e assim nos salvou.


E os cânticos vencedores desta semana são:

Entrada: feliz caminhar-8
kyrie: JCS-4
Aleluia: vozes-4
Ofertório: passam os dias-6
Santo:és Tu Senhor-6
Pai-nosso: Senhor aceita-2
Cordeiro: cordeiro de Deus-2
Comunhão: comei do pão-12
Acção de graças: graças Senhor(quantas coisas)-5
Final: razão de viver-comunhão 7
Marta

8 comentários:

Anónimo disse...

vida nova num blog que vai fazer 2 aninhos no dia 11 deste mês!!

Anónimo disse...

Já 2 anos???
como o tempo passa quando estamos divertidos!

Anónimo disse...

Muitos Parabens ao nosso Blog! Esperemos que a nova gerência nos traga muita motivação e força para que daqui a 8 anos possamos festejar o 10 aniversario do blog e o 20 do Coro Vespertino!

Patitas disse...

Parabéns ao Blog que celebra o seu segundo aniversário.
Hoje, no seu dia de anos, o meu desejo é que tenha muitos posts com ainda mais comentários!

Parabéns a todos os vespertinos.
Principalmente para mim! :)

Anónimo disse...

Como não podia deixar de ser, EU não podia dar os parabéns a tempo e horas(quem me conhece ia pensar que eu estava doente ou qualquer coisa estranha!)!eheh por isso aqui vai com um dia de atraso...PARABÉNS!!!
Mais uma vez (no ano passado reclamei com o pai) este ano é com as tias, porque é que não me contrataram para fazer a festa de aniversário?!
eheh

Anónimo disse...

Mais do que parabéns ao Blog, parabéns para quem o criou e para quem abraçou e abraça este projecto, ontem, hoje e amanhã.
O objectivo é claro: tornarmo-nos mais próximos uns dos outros, e mais próximos da Palavra d'Aquele que está sempre a acolher-nos nos momentos mais difíceis.

Há sempre muitas interpretações sobre a parábola do bom samaritano. Todas estas têm, num entanto, a mesma conclusão final: o amor ao próximo. E curioso, porque o próximo afinal pode ser alguém muito distante!

Quando leio esta leitura,não consigo deixar de pensar que o bom samaritano é um anjo e esse anjo é uma pessoa como outra qualquer. No entanto, está no lugar certo, mesmo a tempo de salvar alguém do perigo.
Por isso, em determinados momentos, é-nos dada a oportunidade de salvar alguém, de sermos Anjos no caminho de alguém. Esse salvamento pode ser apenas uma palavra amiga, uma atenção, o abraço, ou ceder o lugar no autocarro a alguém que está cansado.
Posso dizer que, em situações difíceis, nunca me faltou alguém, muitas vezes desconhecido, que me estendeu a mão. E nessas alturas, eu percebi que Deus estava a ajudar-me através dessa pessoa.

Afinal, os anjos existem...

Um abraço muito grande para todos!

Anónimo disse...

Uma dúvida: Eu escolho os cânticos para dia 21 e Marta para dia ... 21 também!eheh

Sr. Patitas estou a modos que muio chateada consigo... o meu nome não se escreve RoSana, mas sim RoSSana!

Humm, estou a fazer lembrar alguém.., não acham? eheh

(não leves a mal Andrea, ou será AndreIa?!)

Beijocas a todos

Anónimo disse...

Olha lá coisita mai linda. Diga-se de passagem que ficou bem bonito. Quem tudo espera do Senhor, tudo alcança no Amor. Parabéns para a nova gerência do Blog, Dua Mocitas com queda para a coisa. Tem dois aninhos mas um corpinho de 18... Parabéns