Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2007/07/15

Ensinai-nos, Senhor

LEITURA I Gen 18, 1-10a
«Senhor, não passeis sem parar em casa do vosso servo»

A hospitalidade de Abraão mereceu-lhe acolher em sua casa o próprio Senhor Deus, e d’Ele ouvir a promessa de um filho, que viria a ser o transmissor das promessas e da aliança de Deus ao seu povo. A hospitalidade de Abraão é, ao mesmo tempo, sinal de caridade, de confiança, de paz. E o Deus da paz respondeu-lhe generosamente.emana: Tempo Comum XVI Tempo: T. Comum



SALMO RESPONSORIAL Salmo 14 (15), 2-3a.3cd-4ab.5 (R. 1a)
Refrão: Quem habitará, Senhor, no vosso santuário?
Ou: Ensinai-nos, Senhor: quem habitará em vossa casa?

LEITURA II Col 1, 24-28
«O mistério oculto ao longo dos séculos e agora manifestado aos seus santos»

Apesar de escrever da prisão, o apóstolo exulta de alegria ao ver como Cristo Se torna conhecido entre os pagãos e os leva a penetrarem no mistério divino do qual Cristo é a revelação aos homens. Todos os tempos anteriores a Cristo se encaminhavam para Ele, e agora, depois d’Ele, é à luz de Cristo que tudo pode ser compreendido. Ele próprio é o mistério de Deus revelado aos homens, que assim, de pagãos, se tornam cristãos, discípulos e membros de Cristo.

EVANGELHO Lc 10, 38-42
«Marta recebeu Jesus em sua casa. Maria escolheu a melhor parte»
O que Abraão ouviu da boca do estranho peregrino que passava à sua porta, escuta-o agora Marta da boca do próprio Filho de Deus, hóspede na casa das duas irmãs. O Senhor é o mesmo, e as suas repetidas visitas aos homens testemunham que Ele é Aquele que é chamado Fiel, cuja aliança com os homens é eterna, e da qual o testemunho máximo é a Encarnação redentora de seu próprio Filho, Jesus Cristo, nosso Salvador.


Nota: os cânticos virão mais tarde, para que se possam deliciar com esta belíssima imagem...não queríamos entrar na semana com excesso de informação. As coisas do Senhor são para ser saboreadas.

Marta e Luísa

3 comentários:

Anónimo disse...

eu sei que é feio dizer mal das escrituras do Senhor, mas...bolas!! era preciso sacrificar a desgraçada da Marta? ora quem é que fazia comida para aqueles galfarros todos? é que a leitura fala de Jesus, mas toda a gente sabe que Ele andava sempre com mais 12, que pelo caparro não deviam comer pouco. Claro que a Maria escolheu a melhor parte: não fazer nenhum e estar a por o tricô em dia com o Mestre. Com franqueza

Anónimo disse...

O blog tá mto bonito, sim sra... com bolinhas e tudo... Agora, só não percebo uma coisa... Duas imagens de duas senhoras e depois assinam (Marta e Luísa)... ???? A Marta é a senhora gordinha dona de casa ou é a Luísa...;P!

Agora a sério! Parabéns pelo trabalho... tá mto giro!

Anónimo disse...

Concordo contigo, marta...
Afinal, o que seria das marias sem as martas? Se as Marias podem contemplar o Senhor, é porque as Martas fazem tudo por elas!
Mas as Martas também se afadigam de todas as tarefas por amor a Cristo e por amor aos seus irmãos, é um sacrifício e uma dádiva de vida contínua.
Penso que Jesus apenas gostaria que as Martas parassem um pouco de vez em quando para contemplar, senão, às tantas, são absorvidas pelo trabalho e esquecem-se porque o estão a fazer...