Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2007/07/02

Domingo XIV

Habite em vós a palavra de Cristo!

LEITURA I
Is 66, 10-14c
«Farei correr para Jerusalém a paz como um rio»

Esta leitura respira paz profunda. É sempre este o ambiente que envolve a vida em comunhão com Deus, quer nos momentos exteriormente tranquilos, quer até naqueles que exigem maior actividade. O reino de Deus é reino de paz. Assim o anunciaram já os profetas, como característica dos tempos messiânicos, os tempos que Jesus nos trouxe, como melhor entenderemos ao escutar a terceira leitura.

SALMO RESPONSORIAL
Salmo 65 (66), 1-3a.4-5.6-7a.16e.20 (R.1)
Refrão: A terra inteira aclame o Senhor.

LEITURA II
Gal 6, 14-18
«Trago no meu corpo os estigmas de Jesus»

A paz e a alegria só vêm pela Cruz de Jesus. Foi esta a experiência de S. Paulo, como será a de quem quiser entender como conciliar a limitação e a fraqueza, que anda em nós, com a paz anunciada e vivida pelo Senhor ressuscitado. Para nós, como para Ele, a paz nasce da Cruz, não por a cruz ser suave e pacífica, mas porque, sendo ela uma situação inevitável, o Senhor a tornou instrumento de salvação. Mas só o amor com que Jesus a sofreu seria capaz de operar esta transfiguração.

EVANGELHO
Forma longa Lc 10, 1-12.17-20
Forma breve Lc 10, 1-9
«A vossa paz repousará sobre eles»

A palavra de Deus tem como fruto a alegria e a paz, tanto para quem a semeia, como para quem a recebe. Os discípulos que Jesus enviou em missão deram testemunho de que era assim. O Senhor já os tinha prevenido disso. Mas a Palavra de Deus continua hoje com o mesmo vigor; por isso, ela oferece, hoje como sempre, aos que a escutam a mesma paz e a mesma alegria.

Entrada – Chamamento (4)
Kyrie – Kyrie (9)
Aleluia – Simples (13)
Ofertório – Não levo alforge (4)
Santo – Bonito (2)
Pai-Nosso – Vespertino (7)
Cordeiro – Proclama o teu Senhor (1)
Comunhão – Por uma humanidade nova (5)
Acção de Graças – Nada temo (9)
Final – Evangelizar (5)

4 comentários:

Anónimo disse...

Possamos nós, no nosso cantar e no nosso viver em grupo, semear esta paz não só entre nós, mas sobretudos entre todos os que recebem a nossa oração todos os sábados. Que consigamos superar as nossas diferenças pessoais para melhor abraçar esta missão que o Senhor nos confia de chamar a Si todos os seus filhos pela Sua música!

Anónimo disse...

Mais do que superar as diferenças quem existem é encontrar as nossas semelhanças em Cristo e na Missäo... Mesmo longe, com saudades de "missionar", também rezo por isso...

Patitas disse...

Parece-me que muitas vezes as pessoas se esquecem de Cristo, e pior às vezes parece que os cristãos se esquecem de Cristo.
Assim, se é quase impossível descobrir as semelhanças de quem é o nosso Caminho, mais difícil será superar as diferenças com quem está ao nosso lado.

Não nos esqueçamos de quem somos!
Cristo Vive!

Anónimo disse...

Esses vossos comentários tocaram-me... É verdade! Quantas vezes me esqueço de Cristo?
Mas é bom ter-vos a vocês, amigos, que me lembram constantemente que Ele Vive! :)
Shalom*