Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2012/04/19

"... matastes o autor da vida, mas Deus ressuscitou-O dos mortos, e nós somos testemunhas disso"

Semana: Páscoa III


LEITURA I - Actos 3, 13-15.17-19

O plano da salvação, traçado por Deus, cumpriu-se em Jesus Cristo, que realizou todas as profecias do Antigo Testamento. Contudo perante o desígnio de Deus, a atitude dos judeus é de incompreensão: do verdadeiro Servo de Deus fizeram o «Servo sofredor».
Mas Deus ressuscitou Jesus! Como o prova o milagre, realizado por Pedro antes deste discurso, Ele está vivo e continua a Sua obra de restauração da humanidade. Aqueles que não reconheceram o Messias, quando estava entre eles, têm agora a possibilidade de se converter, pois a Sua acção renovadora continua através dos Sacramentos.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 4, 2.4.7.9 (R. 7a)

Refrão: Fazei brilhar sobre nós, Senhor, a luz do vosso rosto. Repete-se

LEITURA II - 1 Jo 2, 1-5a

Vencer o mal e responder, de modo perfeito, a Deus, é um ideal que ultrapassa as nossas forças. Não devemos, porém, desanimar. Com efeito, Jesus Cristo, para nos livrar do mal, aceitou ser vítima de expiação por todos nós, tornando-se assim o nosso advogado, o nosso intercessor junto do Pai. Só Ele pode fortificar a nossa fé e sustentar a nossa fidelidade. Exige-se-nos apenas que amemos a Cristo, esforçando-nos por traduzir a nossa fidelidade pela observância dos Seus mandamentos.

EVANGELHO - Lc 24, 35-48

Jesus aparece, visivelmente, aos Apóstolos e convida-os a tocarem o Seu corpo glorificado, a fim de que não subsistam dúvidas acerca da realidade corporal da Sua Ressurreição. Ele não é apenas um espírito imortalizado. Ele ressuscitou também no Seu corpo, como o provam as cicatrizes da Paixão e a refeição tomada diante deles.
A salvação alcançada por Jesus é, na verdade, total. Não abrange apenas a alma. Também o nosso corpo será glorificado. O que é necessário é que o cristão saiba sempre respeitar o seu corpo. Só assim a renovação iniciada com os Sacramentos se tornará, no futuro, «glória incorruptível».


Segue a lista de cânticos para esta semana...

Entrada - Ressuscitou o Senhor (Entrada 26)
Kyrie - Kyrie (kyrie 2)
Aleluia - Cantai aleluias (aleluia 8)
Ofertório - Hevenu Shalom (final 14)
Santo - Santo (of the rising Sun) (santo 4)
Pai-Nosso - Pai, Tu és meu Deus (PN 6)
Cordeiro - Cordeiro de Deus (lento) (Cordeiro 3)
Comunhão - Eu desejei ardentemente (para aprendermos no ensaio. Se não for possível, eu ajusto os cânticos na altura!)
Acção de graças - Nada Temo (AG 15)
Final - Ele está vivo (comunhão 4)

- 21h30 do dia 28 de Abril - Próxima oração vicarial jovem.  Esse momento decorrerá na Igreja de Nossa Senhora da Luz em Carnide.


Beijos e abraços
Luisa
 



Sem comentários: