Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2012/01/04

"Olha ao redor e vê: todos se reúnem e vêm ao teu encontro ..."

Alguns dos elementos do Coro Vespertino partem no próximo sábado para Fátima para um momento de oração. Estaremos de volta a tempo de animar a eucaristia das 19h.

Epifania do Senhor

LEITURA I - Is 60, 1-6

Como uma cidade, construída sobre um monte, atrai o olhar de todos, ao ser iluminada pelo sol nascente, assim Jerusalém, iluminada pelo Nascimento de Jesus, atrai a si todos os povos, mergulhados na noite do pecado.
Será, porém, na Igreja, nova Jerusalém, que Deus reunirá todos os homens, para lhes dar a salvação. Será n’Ela que se constituirá, definitivamente, a comunidade dos povos. «A luz dos povos é Cristo – Mas a Sua luz resplandece no rosto da Sua Igreja» (LG. n.° 1). Ela é, na verdade, o sinal e o instrumento de união com Deus e de unidade de todo o género humano.


SALMO RESPONSORIAL - Salmo 71 (72), 2.7-8.10-11.12-13 (R. cf. 11)

Refrão: Virão adorar-Vos, Senhor, todos os povos da terra. Repete-se
LEITURA II - Ef 3, 2-3a.5-6

O universalismo de Isaías era um pouco limitado; os estrangeiros não estavam em posição de igualdade com os filhos de Israel. S. Paulo, descrevendo o plano salvífico de Deus, proclama que todos os homens são chamados, igualmente, a ser herdeiros da Promessa.
Como consequência deste chamamento universal para a Fé, toda a separação, toda a discriminação, introduzidas na humanidade por culturas e civilizações, desaparecem. Todos são chamados a formar o verdadeiro Israel e a constituir um só Corpo – o Corpo Místico de Cristo – restabelecendo-se assim o plano primitivo de Deus acerca da humanidade, que era um projecto de unidade e amor.

EVANGELHO - Mt 2, 1-12

Frente ao mistério do Nascimento de Jesus, S. Mateus procura, sobretudo, contemplá-Lo à Luz do primeiro encontro do mundo pagão com o Salvador, de que os magos são as primícias e os representantes. Sublinhando, de modo expressivo, a universalidade da Mensagem cristã, dirigida a todos os homens, mesmo àqueles que, segundo as concepções estreitas do Judaísmo, viviam fora da Geografia e da História da Salvação, o evangelista mostra como na visita dos Magos, se realizam as profecias do A. T.
Não deixa também de o impressionar, em contraste com o orgulho e cegueira de Herodes e dos sábios de Israel, a boa vontade dos Magos, que, atentos aos sinais dos Tempos, se dispõem a correr a aventura da Fé.


Cânticos para celebrar a Epifania do Senhor
“Entrada - Cantai todos os povos / Saudai o Senhor

Kyrie - Pai Infinita bondade

Aleluia - Cantai aleluias

Ofertório - Pai Santo, te ofereço a minha vida

Santo - Ao Senhor nosso Deus

Pai Nosso - Todo o mundo

Cordeiro - Vespertino

Comunhão - Razão de Viver

Acção de Graças - Quero Louvar-te

Final - Nazaré Viva

Como sempre lá vai um cântico de TZ, mas até tinha outra ideia, que era cantar esse refrão (Cantai todos os povos/Saudai nosso Senhor) como refrão do Salmo mas não sei se pode ser....
Nota - de reparar que a maioria dos cânticos dá para tocar cavaquinho, portanto vamos ver se podemos saudar o Senhor com uma “cavacada”!”

Beijos e abraços

Luisa

Em Fátima, rezaremos por vós!

Sem comentários: