Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2012/01/12

«Encontrámos o Messias»

Tempo Comum II

LEITURA I - 1 Sam 3, 3b-10.19
 
A leitura do Evangelho continua ainda a fazer a “manifestação” ou “epifania” do Senhor. E apresenta-O hoje como Aquele que vem chamar os homens para os reunir em volta de Si. A palavra de Jesus é a voz do Pai chamando os homens à grande assembleia do seu povo. Mas antes de o Filho vir ao mundo, já a palavra de Deus se fizera ouvir e chamava os homens. E os que a ouviram e lhe responderam ficaram sendo o modelo dos verdadeiros discípulos do Senhor, como Samuel.

SALMO RESPONSORIAL - Salmo 39 (40), 2.4ab.7-8a.8b-9.10-11 (R. 8a.9a)

Refrão: Eu venho, Senhor, para fazer a vossa vontade. Repete-se

LEITURA II - 1 Cor 6, 13c-15a.17-20

A Primeira Epístola aos Coríntios, por ser bastante longa, é lida, repartida em três partes, no princípio do Tempo Comum de cada um dos três anos A, B, e C. Continuamos, por isso, este ano, a leitura começada no ano anterior. A passagem que hoje se lê fala-nos do respeito que havemos de ter pela pessoa humana total. A fé cristã não se afirma apenas no espírito, mas também no corpo, templo, como é, do Espírito de Deus, e destinado à glória futura que em nós se há-de manifestar.

EVANGELHO - Jo 1, 35-42

Jesus vem ao mundo. A sua vinda é dom gratuito, que quer ser aceite pelos homens. De facto, se muitos O não reconheceram, outros O procuraram e ficaram junto d’Ele. A alguns, o Senhor chama-os a segui-l’O, de mais perto, para o serviço em favor do seu reino e da salvação dos homens. Este chamamento exige, por vezes, transformação profunda na vida: a Simão até o nome lhe foi mudado.


Cânticos

Entrada - Chamamento (7)
Kyrie - Senhor Piedade (5)
Aleluia – A Palavra é Deus em nós
Ofertório - Eis aqui Pai (24)
Santo - Santo (of the rising sun) (4)
Pai Nosso - Pai Nosso (dó maior) (3)
Cordeiro - Cordeiro de Deus (Alegro) (2)
Comunhão - Senhor a quem iremos (19)
Acção de Graças - Acção de Graças (1)
Final - Navegar (22)

Beijos e abraços
Luisa

Sem comentários: