Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2011/10/14

"... dai-nos a graça de consagrarmos sempre ao vosso serviço,a dedicação da nossa vontade, e a sinceridade do nosso coração..."


Tempo Comum XXIX  

LEITURA I - Is 45, 1.4-6

O Evangelho de hoje vai afirmar a relação entre o poder temporal e o poder espiritual. Mas Deus é Senhor de todos os homens, e nada nem ninguém é autónomo em relação a Ele. Deus realiza os seus desígnios, que são sempre de salvação, através dos homens e das instituições humanas, por vezes até de maneira muito clara, como se mostra nesta leitura: o rei da Pérsia, Ciro, um pagão, é instrumento de Deus para a libertação do seu povo.

SALMO RESPONSORIAL - Salmo 95 (96), 1.3.4-5.7-8.9-10a.c (R. 7b)


Refrão: Aclamai a glória e o poder do Senhor. Repete-se

LEITURA II - 1 Tes 1, 1-5b

Começamos hoje a leitura da primeira epístola aos Tessalonicenses, a comunidade cristã existente na cidade de Tessalónica (ou Salónica), no norte da Grécia. Como de costume, S. Paulo começa com uma acção de graças, hoje, por verificar o progresso espiritual desses cristãos. Como podemos observar, os Apóstolos pregavam e escreviam como verdadeiros mestres e pastores, e não apenas como moralistas ou legisladores. E sempre será esta a verdadeira finalidade da pregação na Igreja: levar os seus filhos a crescerem nos caminhos do reino de Deus, o que é para ela fonte de alegria e de acção de graças.

EVANGELHO - Mt 22, 15-21

Perante o poder temporal, aqui representado por César, o imperador de Roma – que ao tempo de Jesus imperava também na Terra Santa – a atitude de Jesus é de respeito pela sua autonomia, mas reivindica, ao mesmo tempo, as exigências primordiais do serviço de Deus, às quais nada se pode antepor. E, ao mesmo tempo, denuncia a falta de sinceridade dos que O interrogavam; sem ela, ninguém se poderá dirigir a Deus.

E cantamos dando graças...

Entrada – É impossivel
Kyrie – Somos o Teu Povo

Aclamação do evangelho – Quando estamos Unidos
Ofertório – Passam os dias

Santo – Ao Senhor Nosso Deus
Pai-Nosso – Dó Maior
Cordeiro– Cordeiro de Deus V
Comunhão – Deus de Amor
Acção de graças – Só por Ti Jesus
Final – Louvado sejas
Beijos e abraços
Luisa



Sem comentários: