Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2011/01/20

"O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; para aqueles que habitavam nas sombras da morte uma luz se levantou"

Tempo Comum III

LEITURA I - Is 8, 23b – 9, 3 (9, 1-4)

No Evangelho deste dia, cita-se esta passagem de Isaías que hoje serve de primeira leitura. Refere-se ela à Galileia, terra de Zabulão e de Neftali, a província mais ao norte de Israel. O profeta anuncia-lhe hoje melhores dias, depois do tempo de exílio. As trevas do momento presente transformar-se-ão em luz e a alegria reinará de novo depois da humilhação. A profecia terá um dia a sua realização perfeita, quando Jesus por aí começar o seu ministério público, como o Evangelho de hoje irá proclamar.

SALMO RESPONSORIAL - Salmo 26 (27), 1.4.13-14 (R. 1a)

Refrão: O Senhor é minha luz e salvação. Repete-se

Ou: O Senhor me ilumina e me salva. Repete-se

LEITURA II - 1 Cor 1, 10-13.17

O Apóstolo insurge-se contra as divisões que separam os membros da Igreja de Corinto, divisões que, no caso concreto, assentam até em partidarismos religiosos. E apela para as razões profundas da unidade dos cristãos: Cristo, crucificado por todos; e só Ele e mais ninguém. Os mensageiros do Evangelho são apenas instrumentos d’Ele junto dos irmãos.

Leitura da Primeira Epístola do apóstolo S. Paulo aos Coríntios

Irmãos: Rogo-vos, pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma linguagem e que não haja divisões entre vós, permanecendo bem unidos, no mesmo pensar e no mesmo agir. Eu soube, meus irmãos, pela gente de Cloé, que há divisões entre vós, que há entre vós quem diga: «Eu sou de Paulo», «eu de Apolo», «eu de Pedro», «eu de Cristo». Estará Cristo dividido? Porventura Paulo foi crucificado por vós? Foi em nome de Paulo que recebestes o Baptismo? Na verdade, Cristo não me enviou para baptizar, mas para anunciar o Evangelho; não, porém, com sabedoria de palavras, a fim de não desvirtuar a cruz de Cristo.
Palavra do Senhor.


EVANGELHO – Forma longa Mt 4, 12-23

A Galileia vai ser o campo da primeira parte do ministério público de Jesus. É então que essa província há-de presenciar a “grande luz” de que falava a primeira leitura. Ele é a luz; foi assim mesmo que um dia Jesus Se apresentou. E essa luz começou a iluminar, quando Jesus começou a pregar e a chamar os primeiros discípulos. Essa sua luz nunca mais se extinguirá: hoje ainda, e até ao fim, Ele continua a anunciar o reino de Deus e a chamar para ele todos os homens. Assim, a Galileia dos pagãos chegará a tornar-se, um dia, na Galileia da Ressurreição: “Lá Me vereis”, dirá o Senhor ressuscitado.

Cânticos para a próxima missa vespertina

"Na leitura, da Primeira Epístola do apóstolo S. Paulo aos Coríntios, S. Paulo roga-nos, pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, que falemos a mesma linguagem e que não haja divisões entre "vós", que permaneçamos bem unidos, no mesmo pensar e no mesmo agir e que não haja divisões entre nós. Unidos temos a força para levar o mundo para frente, com Jesus somos esperança, e amor, amor para sempre. Sim, é preciso pescar diferente, deixar as velhas redes, que nos prendem ao nosso pequeno mundo e ser uma semente de esperança, levar a paz, ser feliz, seguir Jesus.

Entrada - Como são belos os pés;
Kyrie - Senhor, que viste;
Aleluia - Aleluia, quando estamos unidos;
Ofertório - Passa por mim;
Santo - Senhor, Tu és Santo;
Pai Nosso - Pai, Tu és meu Deus;
Cordeiro - Cordeiro de Deus (lento);
Comunhão - Na areia daquela praia;
Acção de Graças - Razão de viver/Nada temo;
Final - É preciso pescar diferente

Rui Carvalho"

IMPORTANTE!

Do André Santos - "Patitas"

"No próximo dia 23, às 16 horas, vai realizar-se uma visita guiada à nossa Igreja Paroquial. Não será uma visita em que os aspectos históricos estarão em relevância; mas sim, que incidirá mais sobre os símbolos do templo cristão e da nossa igreja em particular.

(...) venham passar uma tarde diferente (re)descobrindo a nossa igreja.

…e ajude-nos a fazer mais uma jornada.

Relembro: próximo Domingo dia 23, às 16 horas, na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Ajuda.

Esperando a vossa presença
Abraço fraterno"

Beijos e abraços
Luisa

1 comentário:

Raquel disse...

eheheh... grande Rui!Enquanto elemento do grupo agradeço-te pela aparente dedicação na avaliação das leituras e escolha de canticos.


Beijinhos