Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2011/01/14

«Farei de ti a luz das nações, para que sejas a minha salvação»

Tempo Comum II

LEITURA I - Is 49, 3.5-6

A liturgia da Palavra deste Domingo refere-se ainda à manifestação do Senhor, celebrada no Tempo de Natal, particularmente na solenidade da Epifania. Esta primeira leitura é um dos chamados “Cânticos do Servo de Deus” do profeta Isaías. Este “Servo de Deus”, que vem a identificar-Se com o Senhor Jesus, é por Deus escolhido para levar a luz da palavra de Deus não apenas ao povo de Deus, mas a todos os povos, para a todos trazer à unidade de um só povo, que é afinal a sua Igreja. Mas esta luz só poderá iluminar os que olham para o Senhor com a fé que lhes vem da Palavra de Deus.

SALMO RESPONSORIAL - Salmo 39 (40), 2 e 4ab.7-8a.8b-9.10-11ab (R. 8a e 9a)

Refrão: Eu venho, Senhor, para fazer a vossa vontade. Repete-se

LEITURA II - 1 Cor l, 1-3

Começamos a ler a Primeira Epístola aos Coríntios. Hoje quase nos limitamos à dedicatória muito desenvolvida, como era costume naquele tempo. Mas logo aí se podem encontrar grandes afirmações da fé cristã, que depois serão desenvolvidas ao longo de toda a carta. Toda a vida cristã é fruto do chamamento de Deus à fé: foi assim com Paulo, é assim com todos os cristãos. Para todos, o chamamento à fé é dom gratuito de Deus, portador de paz. Com esta introdução, todos ficamos a sentirmo-nos destinatários da epístola, da qual este ano apenas leremos a primeira parte.

EVANGELHO - Jo 1, 29-34

Um dos testemunhos que manifesta Jesus como o Messias é o de João Baptista. Ele apresenta-O como o “Cordeiro de Deus”. O símbolo do Cordeiro reúne duas passagens do Antigo Testamento, aplicando-as a Jesus: a do “Servo de Deus” (I leit.), que carrega com o pecado do mundo (Is 53, 7), e a do cordeiro pascal, que é imolado para tirar o pecado do mundo. Uma e outra coisa o é o Senhor. Descendo à água entre os pecadores, Ele humilha-Se, assumindo a situação da nossa natureza de homens pecadores; uma vez ungido pelo Espírito Santo, Ele torna-Se fonte desse mesmo Espírito para todos os que são baptizados em seu nome.

Cânticos para este Sábado

Entrada - Quando a terra nasceu;
Kyrie - Senhor Piedade;
Aleluia -Homens da terra;
Ofertório - Eu te amo;
Santo- The rising sun;
Pai Nosso- Todo o mundo;
Cordeiro- Vespertino;
Comunhão -Povo de deus;
Acção de Graças- Tu és fonte de vida;
Final- Descoberta;

Não esquecer:

14 de Janeiro às 21h30 – Oração Vicarial Jovem – Basílica da Estrela.

Entretanto...

http://oficinabiblica.blogspot.com/

A nossa companheira de longa data, a Sofia Rita, teve a iniciativa de criar um projecto que visa o conhecimento e a reflexão do Evangelho Segundo São Mateus. É uma oportunidade de partilhar ideias, descobertas, opiniões e sobretudo conhecer e aprofundar conhecimentos. É um trabalho que, de certo, ela está a fazer com muito gosto contudo, será mais gratificante se todos o visitarem e partilharem.

Mas deixo-vos com o próprio testemunho da Sofia!

"Olá a todos!

Ao reiniciar-se o ciclo dos anos litúrgicos, pois neste novo ano voltamos à liturgia para o Ano A, pensei num projecto pessoal: ler e reflectir semanalmente sobre um ou dois capítulos do Evangelho de São Mateus, que é o Evangelho principal da liturgia do Tempo Comum do ano A. Achei que, no entanto, não deveria fazer este projecto sozinha, pois ser cristão é sê-lo em comunidade, por isso, venho desafiar-vos a acompanharem-me nesta oficina de estudo bíblico, de forma a aprendermos e partilharmos uns com os outros as nossas questões e as nossas descobertas.
(...) Aguardo assim, as vossas descobertas, comentários, correcções e perguntas, para que todos fiquemos sempre um pouco mais ricos em sabedoria sobre a Palavra do Senhor.

(...) Sintam-se livres para comentar qualquer passagem em qualquer altura.

(...) Muitos beijinhos a todos e espero a vir ter companhia neste projecto!

Que Deus vos abrace todos os dias.

Sofia Rita"

Beijos e abraços
Luisa

1 comentário:

Sofia Rita disse...

Muito obrigada, Luisa, por divulgares
esta iniciativa. Gostaria muito de receber as vossas partilhas, enriqueceria muito mais a reflexão sobre o Evangelho de São Mateus.

Beijinhos para ti e um abraço a todo o coro!