Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2010/03/10

“Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura (…) RECONCILIAI-VOS COM DEUS"

Quaresma IV

Em vez das leituras a seguir indicadas podem utilizar-se as do ano A, se for mais oportuno.

LEITURA I - Jos 5, 9a.10-12

Mais um passo na história da salvação nos é apresentado na primeira leitura deste Quarto Domingo: depois da travessia do deserto, guiado por Moisés (domingo anterior), o povo de Deus entra na Terra Prometida e celebra a Páscoa. É também esta a perspectiva do tempo litúrgico em que nós entrámos: depois dos 40 dias do deserto quaresmal, celebraremos o mistério da Páscoa, na Terra Santa da Igreja de Cristo. O maná, a comida do deserto, cessou de cair, quando o povo de Deus chegou à Terra Prometida, e lá pôde, finalmente, alimentar-se dos frutos daquela nova Terra. Também a Igreja, depois do jejum da Quaresma, comerá da Ceia do Senhor, na Eucaristia da Páscoa. Não se trata apenas de uma comparação, mas de um mistério que todos os anos se renova no meio de nós.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 33 (34), 2-3.4-5.6-7 (R. 9a)
Refrão: Saboreai e vede como o Senhor é bom. Repete-se

LEITURA - II 2 Cor 5, 17-21

A Páscoa celebra o mistério da aliança que Deus fez com os homens, e, porque o homem é pecador, esse mistério é também de reconciliação. Pelo sacrifício de Jesus Cristo, todos os homens são tornados nova criação, uma vez que são reconciliados com Deus, que é o Criador de todas as coisas. Este mistério de reconciliação, realizado, de uma vez para sempre, por Cristo, é-nos agora acessível através da Igreja. A nós pertence, pois, aceitá-lo e deixar-nos reconciliar, cada um de nós, com Deus, por Cristo, por meio da Igreja. O Sacramento da Penitência é o sinal sagrado desta reconciliação. Por meio dele seremos, na Páscoa, novas criaturas.

EVANGELHO - Lc 15, 1-3.11-32

Na parábola do filho pródigo está expresso todo o itinerário do pecador, que, pela penitência, regressa à comunhão com Deus. Da morte à vida; é precisamente este o movimento de todo o Mistério Pascal. A parábola põe em relevo sobretudo o amor, paciente e sempre acolhedor, do Pai, de Deus nosso Pai. Por isso, a esta parábola melhor se poderia chamar a parábola do Pai misericordioso.

Cânticos para este IV Domingo da Quaresma

Entrada – Caminho II
Kyrie – Somos o Teu Povo
Aclamação da Palavra - Falai
Ofertório – Entrega
Santo - Bonito
Pai nosso – Dó Maior
Cordeiro -Lento
Comunhão – Só Tu És Meu Redentor
Acção de graças – Só por Ti Jesus
Final – Faz a Paz

Alguns lembretes…


Ensaios para a missa das Jornadas Vicariais – 10 e 17 de Março, às 21h30 na Igreja de Alcântara.

FESTIVAL PAROQUIAL

Ensaios com som: 4ª e 5ª à tarde por volta das 17h00.

“Sound-Check”: é na 6ª feira, às 17h00 - vamos tentar que seja feito durante o final da tarde/principio da noite.

“Preparação do salão”: sábado, durante a tarde… a partir das 15h00!

VISITA AOS CLAUSTROS DO MOSTEIRO DOS JERÓNIMOs – domingo, dia 21 de Março, pelas 10h30 no Mosteiro dos Jerónimos. Se pretenderem, podemos ir todos juntos. É só combinar uma hora na Igreja da Boa-Hora e depois seguimos para lá.

Crisma – O Coro Vespertino foi, amavelmente, convidado para animar a celebração do crisma deste ano. A cerimónia terá lugar no dia 6 de Junho, às 16h00, na “nossa” igreja. Os ensaios e músicas da celebração serão posteriormente marcados/escolhidos.

JORNADAS VICARIAIS
“Não esqueçam… as jornadas estão próximas… à semelhança do ano anterior, vai ser necessário que cada paróquia faça uma oração para ser rezada no sábado à noite, numa vigília jovem de oração (…) é muito importante a nossa participação nestas jornadas, não só porque Alcântara é “mesmo aqui ao lado”, tem poucos jovens e precisa de nós, como também é uma óptima oportunidade para mostrarmos que, os jovens da Ajuda, são unidos e cristãos activos na procura de um mundo melhor, mais semelhante aquilo que Cristo nos disse que deveria ser…" (Raquel)

- Reunião de preparação da oração para as jornadas vicariais: dia 16 de Março, às 21h30… próxima 3ª feira, portanto!

Beijos e abraços
Luisa

É JÁ ESTE SÁBADO!!!FESTIVAL PAROQUIAL!

Na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda ás 21h30.
Com convidados especiais - Acólitos da Ajuda!

Sem comentários: