Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2010/03/02

… quem julga estar de pé tome cuidado para não cair.”

Quaresma III


Quando Eu manifestar em vós a minha santidade,
reunir-vos-ei de todos os povos;
derramarei sobre vós água pura,
e ficareis limpos de toda a iniquidade.
Eu vos darei um espírito novo, diz o Senhor.


ATENÇÃO - Em vez das leituras a seguir indicadas, podem utilizar-se as do Ano A, se for mais oportuno.

LEITURA I - Ex 3, 1-8a.13-15

Continuando a apresentar, nesta subida quaresmal a caminho da Páscoa, certos momentos mais significativos da história da salvação, a primeira leitura deste domingo, em seguimento da dos domingos anteriores, dá-nos a célebre revelação de Deus a Moisés, a revelação do seu Nome, que define, tanto quanto isso é possível, Quem é Deus. Ao mesmo tempo, e na continuação dessa revelação, Deus chama Moisés e envia-o como instrumento de salvação para o seu povo escravizado no Egipto. Moisés será o chefe desse povo, o seu condutor através do deserto, e, como tal, figura de Cristo, o verdadeiro Pastor, guia e salvador do seu povo.

SALMO RESPONSORIAL - Salmo 102 (103), 1-4.6-8.11 (R. 8a)

Refrão: O Senhor é clemente e cheio de compaixão. Repete-se

LEITURA II - 1 Cor 10, 1-6.10-12

É o próprio Apóstolo que nos ensina a ler o Antigo Testamento: este anuncia as realidades do Novo Testamento, e serve, ao mesmo tempo, de exemplo e de guia ao povo da Nova Aliança, que já chegou “aos últimos tempos”, os tempos do Senhor Jesus Cristo, mas que ainda peregrina no deserto deste mundo a caminho da Terra Prometida. Não venha a suceder-nos a nós o que a muitos deles aconteceu: terem ficado pelo caminho.

EVANGELHO - Lc 13, 1-9

A primeira mensagem da Boa Nova que Jesus nos traz é o anúncio da aproximação do reino dos Céus, e consequentemente o convite a acolhê-lo com o coração voltado para ele e afastado do que lhe é contrário. Esta atitude é assim uma conversão, um regresso dos caminhos do pecado, uma atitude de arrependimento em relação ao passado, uma atitude penitencial. E esta atitude do coração é fundamental na Quaresma.

Cânticos para este III Domingo da Quaresma

Entrada – Esta Humanidade
Kyrie - Pai de infinita bondade
Aclamação da Palavra - Falai
Ofertório – A quem Irei
Santo - Santo I
Pai nosso – Dó Maior
Cordeiro- Proclama o Teu Senhor
Comunhão- Se o grão de trigo
Acção de graças- Permanece
Final- Onde Deus te levar


Festival Paroquial


Acho que estou a deixar este assunto um pouco adormecido… Não sei se há falta de orientação ou motivação, mas acho que nos devíamos recolher um pouco e pensar sobre o tema deste ano: «BOM MESTRE, QUE DEVO FAZER PARA ALCANÇAR A VIDA ETERNA?».
Para isso, publico aqui um pequeno excerto da meditação de Bento XVI.
Espero que ajude…

"Tendes uma pergunta crucial, referida no Evangelho, a fazer-lhe. É a mesma do jovem que veio a correr ao encontro de Jesus: o que fazer para alcançar a vida eterna? Trata-se da vida. A vida que, em vós, é exuberante e bela. O que fazer da vida? Como vivê-la plenamente? Logo entendemos, na formulação da própria pergunta, que não basta o aqui e agora, ou seja, nós não conseguimos delimitar a nossa vida ao espaço e ao tempo, por mais que pretendamos estender os seus horizontes. A vida transcende o espaço e o tempo.
Por outras palavras, queremos viver e não morrer. Sentimos que algo nos revela que a vida é eterna e que é necessário empenhar-se para que isto aconteça. Por outras palavras, a vida está nas nossas mãos e depende, de algum modo, da nossa decisão.

- Uma pergunta que questiona o sentido da vida
A pergunta do Evangelho não contempla apenas o futuro. Não trata apenas de uma questão sobre o que acontecerá após a morte. Há, ao contrário, um compromisso com o presente, aqui e agora, que deve garantir autenticidade e consequentemente o futuro. Numa palavra, a pergunta questiona o sentido da vida. Pode, por isso, ser formulada assim: QUE DEVO FAZER PARA QUE MINHA VIDA TENHA SENTIDO? OU SEJA: COMO DEVO VIVER, PARA COLHER PLENAMENTE OS FRUTOS DA VIDA? OU AINDA: QUE DEVO FAZER PARA QUE A MINHA VIDA NÃO PASSE INUTILMENTE?
…”


ATENÇÃO – FESTIVAL PAROQUIAL

O PRAZO DE ENTREGA DE MÚSICAS FOI ADIADO PARA A PRÓXIMA 6ª (5 DE MARÇO).


Não esquecer

Casamento de 6 de Março

Ensaios: 4 e 5 de Março, às 21h30, na igreja.

Aquele abraço, aquele beijo...
Luisa

Sem comentários: