Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2009/06/17

" Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura. As coisas antigas passaram: tudo foi renovado."

Semana: Tempo Comum XII


LEITURA I Job 38, 1.8-11
«Aqui se quebrará a altivez das tuas vagas»

As forças da natureza deslumbram, por vezes, o homem, e frequentemente o dominam e até o aterrorizam. Mas, se ele as contemplar com serenidade e humildade, pode reconhecer nelas o poder de Deus e a sua grandeza. Deus a isso nos convida, como um dia o fez a Job, convidando-o a reconhecer o Criador ao olhar para as suas criaturas, o mar em particular, que hoje no Evangelho vai deixar também maravilhados os discípulos de Jesus.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 106 (107), 23-24.25-26.28-29.30-31 (R. 1b)
Refrão: Dai graças ao Senhor, porque é eterna a sua misericórdia. Repete-se
Ou: Cantai ao Senhor,
porque é eterno o seu amor. Repete-se

LEITURA II 2 Cor 5, 14-17
«Tudo foi renovado»

O mistério pascal de Cristo, a sua morte que O levou à glória da ressurreição, constitui o início de uma criação nova. É a fé neste mistério que exerce pressão sobre os cristãos e os há-de impelir a viverem dele e a proclamá-lo ao mundo inteiro, como já impeliu S. Paulo depois da sua conversão. A vida cristã é uma vida pascal, cada dia renovada.

EVANGELHO Mc 4, 35-41
«Quem é este homem, que até o vento e o mar Lhe obedecem?»

Se a contemplação da obra da criação nos pode levar a reconhecer a presença de Deus junto dos homens, quanto mais a contemplação das obras realizadas por Jesus Cristo, o próprio Filho de Deus feito homem? E mais ainda do que acalmar a tempestade no lago da Galileia, o Senhor sempre presente na barca da Igreja, continua a trazer a paz e a bonança ao seu povo batido pelas vagas na travessia do mar desta vida a caminho do porto seguro da glória celeste.


Cânticos para este sábado:

Entrada - Quero abandonar minha praia
Kyrie - Pai de Infinita Bondade
Aclamação - Homens da terra
Ofertório - Consagração a N Sra
Santo - Bonito
Pai Nosso - Dó +
Cordeiro de Deus - Christe Salvatore
Comunhão - És a minha vida
Acção de Graças - Nada temo
Final - Voa a grande altitude

Este sábado,20 de Junho, celebra-se o Imaculado coração da virgem Santa Maria.


Para quem, ainda, lê este blog, inclusivé os comentários, saberá que o André fez um comentário onde fala sobre o passado sábado, mais propriamente, sobre a missa vespertina. É bom saber que o coro nao passa por um x de pessoas mas sim por um conjunto de pessoas, onde todas dão o seu contributo e se, poucos faltam estão os outros para representar e prestar o seu serviço. Obrigada pela presença!

Aos noivos, o melhor do mundo!!!
Acredito que nao poderia ter corrido melhor e eles próprios afirmam isso. Uma cerimónia linda desde o inicio ao fim (não fossem os próprios noivos duas pessoas lindas e cheias de amor).

Beijos e abraços
Luisa

2 comentários:

Raquel disse...

Olá a todos

Para que conste... Eu continuo a ler, assiduamente, o nosso blog!Aliás tal como acredito, muitos outros o fazem também...Não tenho deixado comentário porque, para além de pouco "inspirada", acho que outros também poderão/deverão faze-lo...

Antes de mais devo dizer que não li comentário nenhum do André, mas pelo que foi explicado, deverá prender-se com o facto ter havido coro na missa de sábado passado... assim sendo, e como elemento do coro, faço minhas as tuas palavras...

Relativamente ao casamento... adorei!Os noivos estavam lindos, radiantes tal era a sua felicidade, a cerimónia foi linda e divertimo-nos imenso depois... que a sua felicidade e amor sejam inspiração para todos nós... :)

Aproveito para relembrar que temos 3 casamentos: 5, 18 e 25 de Julho! A mostra de canticos para dia 5 é já este sábado às 17h... o de dia 25 ficou para 2ª feira... Espero a presença de todos quanto possam...

Cuaci disse...

:P