Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2009/06/11

S. ANTÓNIO DE LISBOA, presbítero e doutor da Igreja

Nasceu em Lisboa (Portugal) no final do século XII. Foi recebido entre os Cónegos Regulares de S. Agostinho e pouco depois da sua ordenação sacerdotal ingressou na Ordem dos Frades Menores com a intenção de se dedicar à propagação da fé entre os povos da África. Mas foi na França e na Itália que ele exerceu com grande fruto o ministério da pregação e converteu muitos hereges. Foi o primeiro professor de teologia na sua Ordem. Escreveu vários sermões, cheios de doutrina e de unção espiritual. Morreu em Pádua no ano 1231.


Tempo Comum XI


LEITURA I Ez 17, 22-24

«Elevo a árvore modesta»

Foi talvez esta passagem do profeta que ofereceu a Jesus ocasião para anunciar as duas pequenas parábolas que vamos escutar no Evangelho. O profeta mostra-nos como de um pequeno ramo Deus pode fazer o começo de uma árvore frondosa. Assim foram os princípios e depois o desenvolvimento do reino de Deus, porque o vigor da vida de Deus aí estava.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 91 (92), 2-3.13-14.15-16 (R. cf. 2a)
Refrão: É bom louvar-Vos, Senhor. Repete-se

LEITURA II 2 Cor 5, 6-10


«Empenhamo-nos em agradar ao Senhor, quer continuemos a habitar neste corpo, quer tenhamos de sair dele»


O cristão vive neste mundo sempre numa grande tensão entre a experiência diária desta vida e a como que a saudade da vida futura, como exilado mas cheio de esperança, sem nunca perder de vista o termo para onde caminha. Lá há-de encontrar toda a sua vida nas mãos de Deus, com o que nela tiver feito de bom ou de mau.

EVANGELHO Mc 4, 26-34

«A menor de todas as sementes torna-se a maior de todas as plantas da horta»

A pregação de Jesus, ao apresentar o mistério do reino de Deus, e, depois, a pregação continuada na Igreja, é comparada a uma sementeira. O seu desenvolvimento é lento, mas constante e vigoroso, porque é forte a vitalidade da semente, que é a Palavra de Deus. É essa a vitalidade que a faz germinar, crescer, chegar à hora da colheita. A humildade dos começos não é obstáculo à grandeza que o reino de Deus há-de atingir na hora da ceifa.

os cântcos ...

Entrada: PARÁBOLA 22
Kírie: SENHOR TEM PIEDADE 7
Aleluia: A PALAVRA É DEUS EM NÓS 6
Ofertório: PASSA POR MIM 16
Santo: SANTO (ROQUEIRO) 5
Pai-Nosso: PAI NOSSO VESPERTINO 5
Cordeiro de Deus: CORDEIRO (VESPERTINO) 5
Comunhão: SE O GRÃO DE TRIGO... 13
Acção de Graças: LAUDATE OMNES GENTES (taizé 4)
Final: DESCOBERTA 9

Informação sobre o festival diocesano:
XIV Festival Diocesano da Canção

Local - Auditório Maristas de Carcavelos
De - 21.06.09 16:00

"No XIV Festival Diocesano da Canção estarão presentes os vencedores dos 11 Festivais Vicariais realizados na nossa Diocese".

http://www.juventude.patriarcado-lisboa.pt/?evento=4

O nosso amigo Mário mandou uma informação que tenho muito gosto em partilhar com todos!!
Para quem se lembra e, quer saber mais do que o Padre Vicente fez depois de ter partido para outra paróquia, aqui está o seu artigo no jornal Voz da Verdade!
É bom conhecê-lo um pouco melhor...
Espero, ou melhor esperemos, que esta sua nova etapa corra pelo melhor! um exemplo a seguir!
http://www.jornalw.org/index.php?cont_=ver2&id=501&tem=64&lang=pt

beijos e abraços

4 comentários:

Patitas disse...

Olá a todos!
Quero aproveitar este espaço de comentários, que atravessa uma secura de participação desde a semana Santa (valha-nos o Sr. Provedor), para exaltar meia dúzia de Vespertinos que contra ventos e marés enriqueceram a celebração de Sábado das 19h, não é alheio o incentivo do Padre Alberto à participação do coro, acrescentando o facto de terem ocorrido Baptizados nessa missa Vespertina.
Portanto, quero aplaudir esses poucos mas valentes Vespertinos:
Mário
Patrícia
Fátima
Isabel
Susana
Daniel
P.S. Fiquei muito feliz ao saber que a missa contou com a vossa participação Vespertina.

Não menos importante:
Quero igualmente felicitar um casal Vespertino que celebrou a sua união no Matrimónio (é o segundo casal Vespertino). Rute e Zé, tenho a certeza que sempre serão um exemplo do amor cristão. Da minha parte obrigado por sempre terem partilhado comigo os vossos sorrisos.

Por fim, só para relembrar que no próximo domingo há festival Diocesano. Vamos, à semelhança do ano passado, torcer pela nossa vigararia pois “SEI EM QUEM CONFIO”!

Raquel disse...

Uma pequena correcção:
Nâo é o 2º casal, mas sim o 3º, uma vez que temos a Bé e o Pi e a Marta e o Luis.

Patitas disse...

Então, vamos lá esclarecer…
A verdade é que dos casais que foram citados na correcção só um (a Marta e o Luís) é que “celebrou a sua união no Matrimónio”. O outro casal citado, e por sua opção, apenas casou, não tendo recebido o sacramento do matrimónio.

Como católicos desta Igreja de Deus, sabemos (ou deveríamos saber) que os sacramentos são sinais eficazes da Sua graça, instituídos por Cristo e confiados à Sua Igreja, e que eles dão fruto naqueles que os recebem. Por um lado, este fruto é, para todo o crente, viver para Deus em Cristo Jesus; por outro, é para a Igreja crescimento na caridade e na sua missão de testemunho.
Os sacramentos fortificam e exprimem a fé.

O sacramento do Matrimónio é a união de Cristo com a sua Igreja. Confere aos esposos a graça de se amarem com o amor com que Cristo ama a sua Igreja; a graça do sacramento aperfeiçoa assim o amor humano dos esposos, dá firmeza à sua unidade indissolúvel e santifica-os no caminho da vida eterna. (CIC)

Por fim, e só para citar o nosso Cardeal Patriarca:
“O casamento é uma experiência humana onde é cada vez mais claro que, para o amor não definhar, antes crescer até à perfeição da caridade, precisa da força de Deus. O sacramento do matrimónio, consequência da união dos esposos a Cristo, pelo baptismo, é a fonte dessa força.”

Cuaci disse...

Que nos vcasemos todos!!!!