Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2009/01/22

Tempo Comum III

LEITURA I - Jonas 3, 1-5.10


«Os habitantes de Nínive converteram-se do seu mau caminho»

O “Tempo Comum” retoma, em cada ano, a leitura de um dos Evangelhos chamados sinópticos: este ano, o de S. Marcos, a partir precisamente deste terceiro Domingo. Como é conhecido, no Tempo Comum a primeira leitura é normalmente escolhida em ligação com a do Evangelho. Ora, S. Marcos começa o seu Evangelho pelo grande convite de Jesus à penitência, isto é, à conversão. Daí que esta primeira leitura nos apresente igualmente a mensagem da penitência, tão claramente anunciada pelo profeta e tão exemplarmente escutada por aqueles a quem ele a dirigiu.

SALMO RESPONSORIAL - Salmo 24 (25), 4bc-5ab.6-7bc.8-9 (R. 4a)
Refrão: Ensinai-me, Senhor, os vossos caminhos. Repete-se

LEITURA II - 1 Cor 7, 29-31

«O cenário deste mundo é passageiro»

Como já no Domingo anterior, a secção da carta apostólica que lemos como segunda leitura começa por se ocupar de casos concretos da comunidade a quem se dirige. Hoje, a propósito da atitude dos cristãos perante o casamento e o celibato consagrado, de que tratará no próximo Domingo, o Apóstolo começa por nos fazer reflectir sobre o sentido não definitivo da vida neste mundo.

EVANGELHO - Mc 1, 14-20

«Arrependei-vos e acreditai no Evangelho»

A Boa Nova do Evangelho de Jesus Cristo traz aos homens um ideal novo e nova luz para os seus caminhos. É por este caminho novo, que a palavra do Filho de Deus lhes aponta, que os homens hão-de sair da prisão escura em que o pecado os mantém e ser conduzidos ao mundo novo a que o Senhor os quer levar. Para isso, é necessário deixar para trás muita coisa e seguir o Senhor que chama, como logo fizeram os primeiros discípulos que Jesus chamou e que logo O seguiram.

E os cânticos para este sábado são...

Entrada – Caminho II
Kyrie – P’ra Fazer do mundo um lugar melhor
Aleluia – Aleluia, quando estamos unidos
Ofertório – Vem
Santo – Of the Rising sun
Pai Nosso – Pai, Tu És Meu Deus
Cordeiro – Alegro
Comunhão – Na areia daquela praia
Acção de Graças –Quero encontrar-te
Final – Cidadão do Infinito


Uns aos outros...

Assim, em virtude da graça que me foi dada, digo a todos e a cada um de vós que não se sinta acima do que deve sentir-se; mas sinta-se preocupado em ser sensato, de acordo com a medida de fé que Deus distribuiu a cada um. É que, como num só corpo, temos muitos membros, mas os membros não têm todos a mesma função, assim acontece connosco: os muitos que somos formamos um só corpo em Cristo, mas, individualmente, somos membros que pertencem uns aos outros.
Rm 12,3-5

Missa dia 25 de Janeiro – este Domingo - O coro Vespertino vai cantar, no próximo domingo dia 25, pelas 15h00, a uma missa na paróquia de Santa Beatriz, em Chelas. O ponto de encontro ficou marcado às 13h30 na Igreja.

Beijos e abraços
Em união
Luisa

3 comentários:

Anónimo disse...

Sempre actual... :)

Bjo

Patitas disse...

De fonte segura…

A próxima edição do jornal da junta de freguesia da Ajuda vai conter um artigo sobre o concerto que celebrou o 10º aniversário do nosso Coro Vespertino.

Mantenham-se atentos às vossas caixas do correio (para quem é morador da freguesia da Ajuda).

Anónimo disse...

E para quem não é? Espero receber um exemplar! Nem que seja para afixar no futuro placar. :P