Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2009/01/28

"... a ele deveis escutar"

Tempo Comum IV

LEITURA I -Deut 18, 15-20


«Farei surgir um profeta e porei as minhas palavras na sua boca»

A leitura evangélica vai apresentar Jesus como Mestre a ensinar. É o que também significa a palavra do profeta, aquele que fala em nome de Deus. Profeta foi no Antigo Testamento Moisés. Mas é o próprio Moisés quem, nesta leitura, anuncia o aparecimento de outro profeta, que surgirá depois dele. Todo o povo do Antigo Testamento o esperou, embora não o tivesse sabido reconhecer na pessoa de Jesus de Nazaré. Admirável é que Deus fale aos homens por meio de outros homens; mas as palavras que eles hão-de dizer são as palavras de Deus. Como Deus tudo faz para que a sua palavra esteja perto de nós!

SALMO RESPONSORIAL - Salmo 94 (95), 1-2.6-7.8-9 (R. cf. 8)

Refrão: Se hoje ouvirdes a voz do Senhor, não fecheis os vossos corações. Repete-se

LEITURA II - 1 Cor 7, 32-35

«A virgem preocupa-se com os interesses do Senhor, para ser santa»

O Apóstolo deseja que os cristãos vivam sem estarem prisioneiros de preocupações que os impeçam de servirem ao Senhor em liberdade de espírito. Por isso, vê no celibato consagrado ao Senhor, portanto por motivos de fé e de amor, uma forma superior de consagração de toda a pessoa, em corpo e espírito, ao serviço de Deus, mas que é sempre um dom seu.

EVANGELHO - Mc 1, 21-28

«Ensinava-os como quem tem autoridade»

O ensino de Jesus reveste-se de autoridade única, porque Ele é o Filho, Enviado de Deus, e, por isso, as suas palavras são a própria Palavra de Deus. Ele é realmente o Profeta por excelência. Para os escribas, que ensinavam as Escrituras, a autoridade vinha-lhes das mesmas Escrituras e da tradição; para Jesus a autoridade vem-lhe de Ele ser o Filho de Deus e seu Messias. Para o manifestar, Jesus expulsa o demónio, mostrando assim que o poder demoníaco cessa diante do seu poder. Ele é “o mais forte”, como noutra passagem se diz.

E é cantando..

Entrada – Deus está aqui

Kyrie - JCS
Aleluia - A palavra de Deus
Ofertório - Vocação
Santo – Santo, Santo
Pai Nosso – Tu que Estás
Cordeiro - V
Comunhão – Para a frente
Acção de Graças – Quero Louvar-te
Final - Descoberta

“... O saber-me escolhido é o que mais me liberta. A força com que avanço não é minha.
(...) Sabes como desejo ajudar a Igreja a ser mais despojada, mais participada e assumida por todos. Como gostava de ajudar a Igreja a curvar-se mais sobre os homens e as mulheres caídos no caminho e a passar menos adiante. Uma Igreja em que as dúvidas fossem mais partilhadas e as certezas mais assumidas na comunhão daqueles que as procuram em conjunto.
Sabes bem que gostava de ser tão paciente com esta Igreja e com todas as pessoas como Tu és comigo.
(...) É no meio de um mundo habitado por Ti que quero servir e ser Igreja. Agradeço a beleza da realidade em que me chamas a viver e desejo mais. Desejo um mundo em que o essencial e o acessório não se confundam. Em que a economia sirva o ser humano, em que a política não desista do bem comum. Gostava de um mundo em que a vingança não fosse o caminho em que o bem fosse resposta ao mal.
Sei Senhor, que Tu nos acompanhas com fidelidade e paciência que Te comunicas constantemente, e que não nos deixas abandonados nos nossos desejos, sonhos e gestos... nas nossas ansiedades!
Aqui estou, desejando dizer-Te com uma sinceridade pobre e frágil: a minha vida é para Ti, quero servir-Te nos outros, nesta Igreja e neste mundo que amo e me provocam. É aqui que escuto o Teu convite a apaixonar-me pelo Teu Reino”.


Beijos e abraços apertados
Luisa

Sem comentários: