Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2008/02/13


2º Domingo da Quaresma - Ano A
17 de Fevereiro de 2008

LEITURA I – Gen 12,1-4
A figura de Abraão que nos foi apresentada pelos catequistas de Israel tem sido, ao longo dos tempos, uma figura inspiradora para todos os crentes. Abraão é o homem que encontra Deus, que está atento aos seus sinais e sabe interpretá-los, que responde aos desafios de Deus com uma obediência total e com uma entrega confiada… Esta figura constitui uma interpelação muito forte a esse homem moderno que nunca tem tempo para encontrar Deus nem para perceber os seus sinais, pois está demasiado ocupado a ganhar dinheiro ou a construir a carreira profissional. Eu tenho tempo para me encontrar com Deus, para aprofundar a comunhão com Ele? Preocupo-me em detectar a sua presença, as suas indicações e propostas nos acontecimentos do dia a dia? A minha resposta aos seus desafios é um “sim” incondicional, ou é uma procura de razões para justificar os meus pontos de vista e esquemas pessoais?

SALMO RESPONSORIAL – SALMO 32 (33)
Refrão: Esperamos, Senhor, na vossa misericórdia.
Ou: Desça sobre nós a vossa misericórdia,porque em Vós esperamos, Senhor.
LEITURA II – 2 Tim 1,8b-10
Mais uma vez somos convidados a recordar que Deus tem um projecto de salvação e de vida plena para os homens, para todos os homens. Quase todos os domingos, a Palavra de Deus convida-nos a tomar consciência desse facto; mas nunca é demais lembrá-lo, até porque os homens do nosso tempo tendem a esquecer Deus e a viver sem a consciência da sua presença, do seu amor, da sua preocupação com a nossa vida, a nossa realização, a nossa felicidade. Se tivéssemos sempre consciência de que temos um lugar cativo no projecto de Deus e que o próprio Deus está a velar pela nossa realização e pela nossa felicidade, certamente a vida teria um outro sentido e no nosso coração haveria mais serenidade, mais paz, mais esperança.

EVANGELHO – Mt 17,1-9
Naquele tempo,Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João seu irmãoe levou os, em particular, a um alto montee transfigurou Se diante deles:o seu rosto ficou resplandecente como o sole as suas vestes tornaram se brancas como a luz.E apareceram Moisés e Elias a falar com Ele.Pedro disse a Jesus:«Senhor, como é bom estarmos aqui!Se quiseres, farei aqui três tendas:uma para Ti, outra para Moisés a outra para Elias».Ainda ele falava,quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombrae da nuvem uma voz dizia:«Este é o meu Filho muito amado,no qual pus toda a minha complacência. Escutai O».Ao ouvirem estas palavras,os discípulos caíram de rosto por terra a assustaram se muito.Então Jesus aproximou se e, tocando os, disse:«Levantai vos e não temais».Erguendo os olhos, eles não viram mais ninguém, senão Jesus.Ao descerem do monte, Jesus deu lhes esta ordem:«Não conteis a ninguém esta visão,até o Filho do homem ressuscitar dos mortos».

A questão fundamental expressa no episódio da transfiguração está na revelação de Jesus como o Filho amado de Deus, que vai concretizar o projecto salvador e libertador do Pai em favor dos homens através do dom da vida, da entrega total de si próprio por amor. Pela transfiguração de Jesus, Deus demonstra aos crentes de todas as épocas e lugares que uma existência feita dom não é fracassada – mesmo se termina na cruz. A vida plena e definitiva espera, no final do caminho, todos aqueles que, como Jesus, forem capazes de pôr a sua vida ao serviço dos irmãos.

Cantemos neste tempo de purificação espiritual...

Entrada 7-Esta Humanidade

Kyrie 8-Senhor tem piedade II
Aleluia 8-A Tua palavra

Ofertório 9-Senhor, Aqui nos tendes
Santo 5-Santo Roqueiro
Pai Nosso 5-Pai Nosso
Paz 2-Cordeiro de Deus
Comunhão 6-Povo de Deus
Acção de Graças 2-A um alguém
Final 4-Deixa a tua terra

Já começaram os ensaios para o aniversário do coro.

Se até sábado havia alguém desmotivado, acho que depressa esse sentimento passou ao lado, dando lugar a uma imensa alegria e vontade de trabalhar.

Estavam todos bem dispostos e correu muito bem...ou não tivéssemos nós tido um excelente trabalho por parte dos nossos professores.

Parabéns e continuem a incentivar a malta com essa boa disposição.

Uma excelente semana para todos

marta

Sem comentários: