Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2015/09/26

«Quem não é contra nós é por nós…»


Tempo Comum XXVI

LEITURA I - Num 11, 25-29
Uma das grandes fraquezas humanas é o espírito de inveja e de partidarismo; e essa atitude de espírito é um dos maiores impedimentos à unidade e à colaboração. Tal atitude aparece até dentro da comunidade do povo de Deus, como se pode ver já nesta passagem do Antigo Testamento. Mas um espírito recto e humilde, como o de Moisés, saberá antes agradecer ao Senhor os dons que reconhecer nos outros, e não lhos invejar. É preciso antes compreender que o povo de Deus é todo ele animado pelo Espírito de Deus, o qual assiste a cada um em ordem à função que lhe cabe no meio desse povo.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 18 (19), 8.10.12-13.14 (R. 9a)
Refrão: Os preceitos do Senhor alegram o coração. Repete-se

LEITURA II - Tg 5, 1-6


O Apóstolo que escreveu o texto que hoje nos é proclamado pertenceu à primeira geração cristã. Por ele se vê como a fé, que inspirou, na Sagrada Escritura, páginas da mais alta mística, inspirou igualmente orientações muito práticas para a vida social, no que diz respeito ao uso dos bens temporais e à justiça para com o próximo, como estas que vamos escutar.

EVANGELHO - Mc 9, 38-43.45.47-48

O Espírito de Deus, que encheu a terra inteira, quer atingir, pela sua acção, todos os homens. Onde quer que a sua acção se manifeste, aí está a sua presença. E os filhos da Igreja devem alegrar-se com isso, procurando sempre, à luz do Espírito, discernir o que é ou não fruto desse mesmo Espírito. É à luz do Espírito de Deus que cada qual procurará ajuizar das suas próprias atitudes, deixando para trás tudo o que for obstáculo ao reino de Deus.

Cânticos

Entrada: Deus Está Aqui - Pagina 11
Kyrie: Senhor, que vieste - pagina 7
Evangelho: Homens da Terra pagina 14
Ofertório: Vasos de Barro - pagina 23
Santo: Santo és tu Senhor pagina 3
Pai Nosso: Pai, tu és Meu Deus pagina 6
Cordeiro de Deus: Cordeiro Vespertino pagina 5
Comunhão: Oração de S. Pedro pagina 8
Acção de Graças: Nada Temo pagina 18
Final: E a vida não vai parar pagina 10

Sem comentários: