Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2014/10/03

«…tudo o que é verdadeiro e nobre, tudo o que é justo e puro, tudo o que é amável e de boa reputação, tudo o que é virtude e digno de louvor é o que deveis ter no pensamento»


Tempo Comum XXVII

LEITURA I - Is 5, 1-7
Esta primeira leitura ajuda-nos a compreender depois a do Evangelho, que nos vai falar dos vinhateiros homicidas. A vinha de que uma e outra leitura nos fala é a casa de Israel, o povo de Deus. O Senhor cuida deste povo como o bom agricultor cuida das suas vinhas. Mas este povo nem sempre correspondeu ao carinho que o Senhor teve para com ele.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 79 (80), 9.12.13-14.15-16.19-20 (R. Is 5, 7a)
Refrão: A vinha do Senhor é a casa de Israel. Repete-se

LEITURA II - Filip 4, 6-9
No meio de todos os valores deste mundo, que realmente o sejam, os cristãos não devem ter medo de os apreciar e deles se servirem. Tudo são dons do Deus da paz, Criador e Senhor de todos eles. Assim respondia o Apóstolo aos primeiros cristãos que viviam no meio dos pagãos e não sabiam, por vezes, como haviam de proceder em relação aos valores que encontravam na civilização deles.

EVANGELHO - Mt 21, 33-43
Usando a mesma comparação que já encontrámos na primeira leitura, Jesus como que faz o julgamento do seu povo, que, no fim de ter sido, já tantas vezes, infiel a Deus ao longo do Antigo Testamento, agora O rejeita a Ele, o próprio Filho que Deus lhe enviou. O resultado será que outros virão a aproveitar do dom que eles rejeitaram. Foi assim que os pagãos, estranhos até então ao povo de Deus, vieram a entrar no seu povo, a Igreja de Cristo, a que hoje pertencemos.

Cânticos
Entrada – Quem as mãos estende
Kyrie - Senhor tem piedade, 7
Aclamação da Palavra - Quero sempre viver (Primeira e Terceira estrofes)
Ofertório – Passa por mim
Santo - Santo és Tu Senhor
Pai Nosso – Dó maior
Cordeiro - Cordeiro de Deus V
Comunhão - Meu Pão Sagrado
Acção de Graças- Nada te turbe
Final – Shalom para ti
 
É COM MUITO ORGULHO QUE PARTILHAMOS ESTA FELIZ NOTICIA

“A Vigararia Lisboa III, com interpretação da paróquia da Ajuda, ficou em primeiro lugar no Festival Diocesano da Canção Cristã e vai representar a Diocese de Lisboa no festival nacional, no dia 6 de dezembro, em Fátima.
(…)
Foram 12 músicas com coreografias ensaiadas, trajes a rigor. Rap, reggae, um cheirinho a fado. Muita cor, ainda mais alegria. Violino, flauta, violoncelo, cavaquinho. Tudo serviu para dar a entender que “o que importa é a fé que se realiza pela caridade” – tema do XIX Festival Diocesano da Canção Cristã.
Cantou-se que “um sorriso vale mais que mil palavras”, ouviu-se que “é na oração que os problemas são atendidos” e que “mais ainda do que ser ou não ser, eu quero que em mim todos Te possam ver”. Mas o entusiasmo não ficou só pelo palco. O público correspondeu da melhor maneira. As claques de apoio fizeram-se ouvir com gritos e muitos aplausos. O orgulho que se via nos olhos e saía pelas mãos.
(…)
O envelope do primeiro lugar trazia o nome da “Vigararia Lisboa III – paróquia da Ajuda”. Houve saltos, corridas, para aqui e para ali, de festejos. Mãos na cabeça de espanto. Cátia Fernandes, uma das vocalistas vencedoras partilhava, entre sorrisos: “Estivemos a louvar o Senhor enquanto cantávamos, não há nada melhor que isso”.
O refrão da música vencedora escutou-se novamente no palco, antes do fim do festival: “O que importa é a Fé e a Caridade no coração, o teu caminho construirás com Deus e a Oração”. Mais do que no ouvido, será no coração que esta música irá ressoar até ao Festival Nacional da Canção Mensagem que decorre no próximo dia 6 de dezembro, em Fátima.”

O texto na integra e as fotos do festival no site

PARABÉNS!!!
Ana Martins, Cátia Fernandes, Diogo Quintela, João Pinto, Pedro Alves e Ricardo Cerejo.

Sem comentários: