Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2014/10/31

COMEMORAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS

 


Nota Histórica  
Depois de ter cantado a glória e a felicidade dos Santos que «gozam em Deus a serenidade da vida imortal», a Liturgia, desde o início do século XI, consagra este dia à memória dos fiéis defuntos.
É uma continuação lógica da festa de Todos os Santos. Se nos limitássemos a lembrar os nossos irmãos Santos, a Comunhão de todos os crentes em Cristo não seria perfeita. Quer os fiéis que vivem na glória, quer os que vivem na purificação, preparando-se para a visão de Deus, são todos membros de Cristo pelo Baptismo. Continuam todos unidos a nós. A Igreja peregrina não podia, por isso, ao celebrar a Igreja da glória, esquecer a Igreja que se purifica no Purgatório.
É certo que a Igreja, todos os dias, na Missa, ao tornar sacramentalmente presente o Mistério Pascal, lembra «aqueles que nos precederam com o sinal da fé e dormem agora o sono da paz» (Prece Eucarística 1). Mas, neste dia, essa recordação é mais profunda e viva.
O Dia de Fiéis Defuntos não é dia de luto e tristeza. É dia de mais íntima comunhão com aqueles que «não perdemos, porque simplesmente os mandámos à frente» (S. Cipriano). É dia de esperança, porque sabemos que os nossos irmãos ressurgirão em Cristo para uma vida nova. É, sobretudo, dia de oração, que se revestirá da maior eficácia, se a unirmos ao Sacrifício de reconciliação, a Missa.
No Sacrifício da Missa, com efeito, o Sangue de Cristo lavará as culpas e alcançará a misericórdia de Deus para os nossos irmãos que adormeceram na paz com Ele, de modo que, acabada a Sua purificação, sejam admitidos no Seu Reino. (retirado da página do Secretariado Nacional de Liturgia)
 
Cânticos
 
"Entrada - Nem a morte nem a vida, estrofe 3 (AG 21)
Kyrie - Senhor Piedade (6)
Aclamação do Evangelho - Aleluia Israel (3)
Ofertório - Pai Santo (AG 23)
Santo - Santo (4)
Pai Nosso - Pai Nosso (2)
Cordeiro - Proclama o Teu Senhor (6)
Comunhão - Vem oh Senhor (21)
Acção de Graças - Eu Sou (9) 
Final - Caminhos para a vida (5)
 
Para o cântico de Acção de Graças escolham as palavras que mais façam sentido, por exemplo:caminho, vida, ressurreição, Eu e o Pai somos um, porta.... (Andrea)"
 
Beijos e abraços
 

Sem comentários: