Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2014/04/23

«Bendito seja Deus, (…) que, na sua grande misericórdia, nos fez renascer, pela ressurreição de Jesus Cristo de entre os mortos, para uma esperança viva, para uma herança que não se corrompe, nem se mancha, nem desaparece.»


LEITURA I - Actos 2, 42-47

No Tempo Pascal a primeira leitura é sempre tirada dos Actos dos Apóstolos, o livro da história dos primeiros dias da Igreja. A passagem que hoje se lê conta precisamente o ambiente em que vivia a primeira comunidade cristã de Jerusalém. Essa comunidade ficará para sempre o tipo exemplar de todas as comunidades cristãs, mesmo que as circunstâncias venham a ser muito diferentes: eles eram unidos na fé, na vida de caridade até à comunhão de bens e nas celebrações, em que, ao lado da Palavra, tinha lugar a “fracção do pão”, isto é, a Eucaristia.

SALMO RESPONSORIAL - Salmo 117 (118), 2-4.13-15.22-24 (R. 1)

Refrão: Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom, porque é eterna a sua misericórdia. Repete-se
Ou: Aclamai o Senhor, porque Ele é bom: o seu amor é para sempre. Repete-se
Ou: Aleluia. Repete-se

LEITURA II - 1 Pedro 1, 3-9
A vida que outrora foi vivida pela comunidade de Jerusalém é vivida pelas nossas comunidades de hoje: anima-as a mesma fé e a mesma esperança, e estas fazem-nas viver na mesma alegria e na mesma paz, apesar das provações que sempre as hão-de acompanhar. Como aconteceu com o Senhor, também para nós da morte surgirá a vida.

EVANGELHO - Jo 20, 19-31
É de novo Domingo. Jesus volta a aparecer no meio dos seus. Como na aparição de que hoje fala o Evangelho, em cada Missa de domingo Jesus está no meio dos seus discípulos e leva-os à fé n’Ele, ressuscitado. Para isto, mostra-lhes as mãos, os pés e o lado. São os sinais da sua Paixão, e agora da Ressurreição. E tudo isto se passa “oito dias depois”, como para nós acontece em cada oitavo dia, na assembleia de cada domingo. Por isso, o Domingo é o Dia da Ressurreição, primeiro e oitavo ao mesmo tempo, princípio dos dias e já o dia que está para além do tempo, o dia que nos faz participar na vida da eternidade.

Cânticos para o II Domingo de Páscoa ou da Divina Misericórdia

Entrada - Ressuscitou o Senhor, 28
Kyrie - Somos o teu povo, 10
Aclamação da Palavra - Aleluia Israel, 3
Ofertório - Somos testemunhas da Ressurreição, 32 (separador Entrada)
Santo - Santo I, 7
Pai Nosso - Pai Nosso, 2
Cordeiro - Cordeiro Alegro, 2
Comunhão - Ele está vivo, 4
Acção de Graças - Dou-te o meu coração, 4
Final - Sonhar acordado, 32

 

Sem comentários: