Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2014/01/20

«Vinde e segui-Me e farei de vós pescadores de homens»


Tempo Comum III

LEITURA I - Is 8, 23b – 9, 3 (9, 1-4)

No Evangelho deste dia, cita-se esta passagem de Isaías que hoje serve de primeira leitura. Refere-se ela à Galileia, terra de Zabulão e de Neftali, a província mais ao norte de Israel. O profeta anuncia-lhe hoje melhores dias, depois do tempo de exílio. As trevas do momento presente transformar-se-ão em luz e a alegria reinará de novo depois da humilhação. A profecia terá um dia a sua realização perfeita, quando Jesus por aí começar o seu ministério público, como o Evangelho de hoje irá proclamar.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 26 (27), 1.4.13-14 (R. 1a)

Refrão: O Senhor é minha luz e salvação. Repete-se

Ou: O Senhor me ilumina e me salva. Repete-se

LEITURA II - 1 Cor 1, 10-13.17

O Apóstolo insurge-se contra as divisões que separam os membros da Igreja de Corinto, divisões que, no caso concreto, assentam até em partidarismos religiosos. E apela para as razões profundas da unidade dos cristãos: Cristo, crucificado por todos; e só Ele e mais ninguém. Os mensageiros do Evangelho são apenas instrumentos d’Ele junto dos irmãos.

EVANGELHO – Forma longa Mt 4, 12-23

A Galileia vai ser o campo da primeira parte do ministério público de Jesus. É então que essa província há-de presenciar a “grande luz” de que falava a primeira leitura. Ele é a luz; foi assim mesmo que um dia Jesus Se apresentou. E essa luz começou a iluminar, quando Jesus começou a pregar e a chamar os primeiros discípulos. Essa sua luz nunca mais se extinguirá: hoje ainda, e até ao fim, Ele continua a anunciar o reino de Deus e a chamar para ele todos os homens. Assim, a Galileia dos pagãos chegará a tornar-se, um dia, na Galileia da Ressurreição: “Lá Me vereis”, dirá o Senhor ressuscitado.

 
Cânticos

Entrada- Lancei minha rede ao mar
Kyrie- Senhor piedade
Aclamação do Evangelho- A palavra é Deus em nós
Ofertório- Vem
Santo- Santo (bonito)
Pai Nosso- Pai Tu és meu Deus
Cordeiro de Deus- Cordeiro de Deus I
Comunhão- Ele está vivo
Ação de Graças- Dou-te o meu coração
Final- Espirito de amor

 Beijos e abraços

 

 

Sem comentários: