Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2013/12/27

SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ

Natal

SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ

Senhor, Pai santo,
que na Sagrada Família nos destes um modelo de vida,
concedei que, imitando as suas virtudes familiares
e o seu espírito de caridade,
possamos um dia reunir-nos na vossa casa
para gozarmos as alegrias eternas.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo.


LEITURA I - Sir 3, 3-7.14-17a (gr. 2-6.12-14)

A palavra de Deus faz o elogio da vida familiar. O Filho de Deus, ao fazer-Se homem, quis nascer e viver numa família humana. Foi ela a primeira família cristã, modelo, a seu modo, de todas as demais. O amor de Deus em todos os membros de uma família é condição fundamental para o crescimento, em paz, de todos os que nela nascem e vivem, como no quadro que o sábio nos apresenta nesta leitura.

SALMO RESPONSORIAL - Salmo 127 (128), 1-2.3.4-5 (R. cf. 1)
Refrão: Felizes os que esperam no Senhor e seguem os seus caminhos. Repete-se
Ou: Ditosos os que temem o Senhor, ditosos os que seguem os seus caminhos. Repete-se

LEITURA II - Col 3, 12-21

Desde o princípio que os cristãos compreenderam que a sua fé se deve manifestar em toda a sua vida e muito particularmente na vida de família; esta pode ter sempre diante dos olhos a Sagrada Família de Nazaré, que constituiu a melhor experiência do que devem ser as nossas famílias.

EVANGELHO - Mt 2, 13-15.19-23

A vida da Sagrada Família não foi nada cómoda, mesmo nos seus começos. Aquele que viera ao mundo para morrer na Cruz sentiu logo desde a infância a rejeição dos homens. Mas a mão de Deus estava com Ele. O seu regresso do Egipto retoma a caminhada pascal do antigo povo de Deus, e a sua entrada na Terra Prometida antecipa já o sentido de toda a sua vida: conduzir os homens à Casa do Pai.

Cânticos


Entrada: Cantai que o Salvador nasceu
Kyrie: Kyrie Eleison
Aleluia: Cantai Aleluias
Ofertório: Noite Bela
Santo: Ao Senhor nosso Deus
Pai Nosso: Pai Nosso, Tu que estás
Cordeiro: Proclama o Teu Senhor
Comunhão: Deus de Amor
Acção de Graças: Hino da Caridade
Final: Nazaré Viva/O Menino está dormindo

 

"Jesus, no presépio, é a impossibilidade humana totalmente satisfeita. Aquilo que é o desejo humano mais profundo de Amor e companhia realiza-se naquela Criança, cheia de encanto, Amor feito Carne. Porque o homem não podia "subir", Deus quis "descer": Ele não podia estar sem o homem, em cuja companhia tem as Suas delícias e por isso "habitou entre nós"! Santa Teresa do Menino Jesus, parafraseando S. Bernardo, põe na boca de Jesus uma bela resposta àquela pergunta que brota do encantamento de quem contempla o presépio: - "Jesus, quem Te fez tão pequenino?" - "O Amor!". No mistério do Natal estão presentes já todos os mistérios de Jesus, que são um só e o mesmo, numa unidade belíssima a rebentar de Amor por cada um de nós, de desejo de vir fazer em nós o Seu Presépio, a Sua Morada. É esta a nossa Fé! O que acreditamos e vivemos!"


A família Coro Vespertino deseja um feliz 2014. Que este novo ano traga amor, união, carinho, fraternidade, paciência e justiça a todos! Que o novo ano que se aproxima chegue cheio das promessas que Deus quer que aconteçam em cada um.






Sem comentários: