Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2013/06/12

"Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim"


Tempo Comum XI
LEITURA I - 2 Sam 12, 7-10.13

A fraqueza chega a todos os homens. O pecado do rei David é disso uma prova. Mas também chega a todos os homens a misericórdia do Senhor. Ela se manifesta bem clara na palavra que o profeta de Deus dirige ao rei, primeiro chamando-o à consciência do pecado, depois anunciando-lhe o perdão. A leitura põe em relevo o acolhimento dado por David à palavra de Deus e o perdão que logo Deus lhe oferece.
SALMO RESPONSORIAL Salmo 31 (32), 1-2.5.7.11 (R. cf. 5c)

Refrão: Perdoai, Senhor, minha culpa e meu pecado. Repete-se

LEITURA II - Gal 2, 16.19-21

A grande descoberta que S. Paulo fez, na sua conversão, foi Cristo. A partir daí, Cristo ocupou o lugar central na sua vida. S. Paulo descobriu que a salvação nos foi alcançada por Cristo, morto e ressuscitado; que não somos nós que nos salvamos, mas que é Ele quem nos salva, e que a vida cristã não é outra coisa senão aceitar esse dom e a ele corresponder, na fé e na fidelidade em toda a vida.
EVANGELHO – Forma longa Lc 7, 36 – 8, 3

A pecadora de que nesta leitura se fala (e que não deve ser identificada nem com a irmã de Marta e de Lázaro, nem com Maria Madalena), é mais uma testemunha da misericórdia do Senhor, de que S. Lucas tanto gosta de falar. Toda a narração, que inclui, a certa altura, a pequena parábola do devedor perdoado, estabelece a ligação entre o amor e o perdão: o amor alcança o perdão, mas o perdão é fonte de amor. A resposta de Jesus a Simão deixa antever este duplo movimento.
Cânticos

Entrada - Barcarola de Amor
Kyrie - P'ra fazer do mundo um lugar melhor
Aleluia – Nada nos separará
Ofertório - Na minha praia (obrigatório cantar a ultima estrofe porque tem a ver com a leitura!!!)
Santo - Alcântara
Pai Nosso - Pai, Tu és meu Deus
Cordeiro - Vespertino
Comunhão - Tela da vida
Acção de Graças - Ninguém te ama como eu
Final - O que importa é amar

Beijos e abraços

Sem comentários: