Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2013/05/27

«(…) todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciareis a morte do Senhor, até que Ele venha»


Corpo de Deus
 
 
LEITURA I - Gen 14, 18-20

Melquisedec, que sai ao encontro de Abraão de regresso dum combate, dirigindo uma acção de graças a Deus e oferecendo pão e vinho, é, segundo o Salmo 109, a figura do futuro Messias, Sacerdote e Rei. Na sua oferenda, a tradição cristã, a partir de S. Cipriano, vê um verdadeiro sacrifício, tipo do Sacrifício Eucarístico. Ao mencionar, no Cânon romano «a oblação de Melquisedec, sumo sacerdote», a Liturgia faz sua esta interpretação.

SALMO RESPONSORIAL - Salmo 109 (110), 1-4 (R. 4bc)

Refrão: O Senhor é sacerdote para sempre. Repete-se
Ou: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec. Repete-se

LEITURA II - 1 Cor 11, 23-26

A Eucaristia, hoje como no ano 57, em que Paulo nos fala da sua instituição, é um convívio festivo, mas é muito mais do que uma confraternização. Na verdade, celebrar a Eucaristia, segundo a vontade de Cristo, é participar no Seu Sacerdócio eterno e é celebrar a Sua Morte e celebrá-la unidos a Ele, em Sua «memória», isto é, para que Deus, hoje, nos salve; é participar da Sua vida de Ressuscitado, comendo o Seu Corpo e bebendo o Seu Sangue; é unir-nos a Ele, que quer prosseguir em nós a obra da Redenção, e unir-nos ao Seu Corpo, que é a Igreja; é anunciar, através do tempo, a Sua Morte, na expectativa amorosa da libertação definitiva, no mundo novo do Reino de Deus.

EVANGELHO - Lc 9, 11b-17

Acolhendo todos quantos a Ele acorrem, Jesus liberta os homens pela Sua palavra e alimenta-os, abundantemente, no deserto.
O milagre da multiplicação dos pães não é apenas um sinal do Seu amor. Ele tem uma relação tão estreita com a Eucaristia que é logo a seguir à sua descrição que João nos dá o discurso sobre o Pão da Vida (Jo. 6, 1-13). O milagre da multiplicação dos pães é o anúncio e a preparação do Milagre Eucarístico, pelo qual o Senhor, através do sacerdócio ministerial, prefigurado no serviço dos discípulos encarregados de distribuir o pão, alimentará sobrenaturalmente, a humanidade.

Cânticos
 
Entrada - Como são Belos os Pés [8]
Kyrie - Senhor Piedade [5]
Aleluia - Alé Alé, Aleluia [15]
Ofertório - Eis Aqui Pai [24]
Santo - Santo de Alcântara [9]
Pai Nosso - Pai Nosso, Tu que Estás [4]
Cordeiro - Cordeiro de Deus (Alegro) [2]
Comunhão - Tomo este Pão [17]
Acção de Graças - Só por Ti Jesus [27]
Final - Sentido para Amar [28]

Beijos e abraços
Luisa

Sem comentários: