Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2013/02/07

«Eis-me aqui: podeis enviar-me»

Tempo Comum V

LEITURA I - Is 6, 1-2a.3-8

Esta leitura apresenta a vocação de Isaías e a sua missão, para introduzir a missão dos Apóstolos, de que falará o Evangelho. A vocação e a missão vêm de Deus, são dom seu. Em presença de tais dons, ao homem compete simplesmente responder e deixar-se enviar, porque a obra a que é enviado é toda de Deus. Foi por isso que o profeta começou por sentir-se envolvido em sinais da presença e da santidade de Deus. E ao reconhecer que Deus o chamava, respondeu a esse chamamento e deixou-se enviar para a missão a que Deus o destinava.

SALMO RESPONSORIAL - Salmo 137 (138), 1-2a.2bc-3.4-5.7c-8 (R. 1c)

Refrão: Na presença dos Anjos,eu Vos louvarei, Senhor. Repete-se

LEITURA II – Forma longa 1 Cor 15, 1-11

Os cristãos de Corinto, cidade grega de ambiente pagão, deviam sentir a atitude negativa dos grupos no meio dos quais viviam, em relação à ressurreição dos mortos, que até os próprios Judeus só lentamente foram admitindo. Para os cristãos, a morte e a ressurreição de Cristo constitui a base e o fundamento da sua fé. Ao afirmar o mistério pascal de Cristo, S. Paulo apresenta o núcleo central da profissão de fé da Igreja, o “Credo”.

EVANGELHO - Lc 5, 1-11

A disponibilidade verificada no profeta Isaías, vemo-la agora nos Apóstolos. É o Senhor que os envia, mas eles, por seu lado, deixam-se enviar. A obra de Deus está também nas mãos dos homens, porque Deus os quer associar a Si na obra de salvação. É, no fundo, a lei que nasce do mistério da Encarnação: Deus no homem e o homem em Deus. E a única atitude possível para o homem a quem Deus chama e envia é responder como Isaías: “Eis-me aqui”, e como Pedro: “Já que o dizes, lançarei as redes”.

Cânticos

"Agora vou reviver algumas memórias com estes cânticos!!....

Entrada - o ideal seria "Lancei minha rede ao mar, lancei porque acreditei" mas eu não sei se conhecem, cantava-se muito em Janas. Era o cântico que tinha mais a ver com este Evangelho. (...) A segunda hipótese é Estou alegre
Kyrie - Senhor tem piedade (7)
Aclamação do Evangelho - Aleluia de Israel
Ofertório - Na areia daquela praia
Santo - Santo Rising Sun (4)
Pai Nosso - Junto ao mar
Cordeiro - Alegro (2)
Comunhão - Só Tu és meu Redentor
Acção de Graças - Voa a grande altitude
Final - É preciso pescar diferente"


Beijos e abraços
Luisa



Sem comentários: