Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2012/11/01

«Escuta, Israel, e cuida de pôr em prática o que te vai tornar feliz (…) As palavras que hoje te prescrevo ficarão gravadas no teu coração»

Tempo Comum XXXI
 
LEITURA I - Deut 6, 2-6

Amar a Deus de todo o coração, acima de todas as coisas, é lei fundamental para todo o homem. Não é novidade trazida por Cristo; constitui princípio absoluto já no Antigo Testamento. Jesus há-de recordá-lo para o levar depois à perfeição. Não é por acaso que o povo judaico, já desde o Antigo Testamento, introduziu esta passagem bíblica na sua oração da manhã diária. Nós também agora a lemos na oração da noite (Completas) na Véspera de cada domingo.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 17 (18), 2-3.4.47.50-51ab (R. 2)

 

Refrão: Eu Vos amo, Senhor: Vós sois a minha força. Repete-se

LEITURA II - Hebr 7, 23-28

Na continuação dos domingos anteriores, a leitura da Epístola aos Hebreus aprofunda o sentido do sacerdócio de Cristo; ele é superior ao da Antiga Aliança, porque é intransmissível, por isso, eterno. Na glória da ressurreição, em que vive agora para sempre, Jesus intercede por nós, e as acções sacerdotais da Igreja sobre a terra significam e tornam operante para os homens de todos os tempos e lugares o sacerdócio eterno de Jesus Cristo.

EVANGELHO - Mc 12, 28b-34

Na Nova Aliança, Jesus, o Filho de Deus, leva à perfeição o primeiro mandamento da Lei, o amor de Deus, e declara o amor para com o próximo, o segundo mandamento, semelhante ao primeiro. Reconhecê-lo e aceitá-lo é já um grande dom e o ponto de partida para o pôr em prática. Foi assim a primeira atitude do escriba; e Jesus louvou-o por isso. Ele estava já no bom caminho.

Cânticos
 
Entrada – Segue-me
Kyrie – Somos o teu Povo
Aleluia – Como a Ponte
Ofertório – És a minha Vida
Santo – Santo (Roqueiro)
Pai-nosso – Pai, Tu és meu Deus
Cordeiro de Deus – Cordeiro (Vespertino)
Comunhão – Deus de Amor
Acção de graças – Pai Santo
Final – Quero Louvar-te
 
Beijos e abraços





 

Sem comentários: