Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2011/12/16

“(…) porque a Deus nada é impossível”


Advento IV

LEITURA I - 2 Sam 7, 1-5.8b-12.14a.16

O rei David deseja construir um templo em honra de Deus, que abrigue a Arca da Aliança e seja o centro espiritual do seu povo. Embora o Senhor não rejeite o seu nobre projecto, faz-lhe, no entanto, compreender que não é o homem que traça planos a Deus, mas é Deus que associa o homem à realização dos Seus desígnios de salvação.
Será, portanto, Deus que construirá uma casa a David, constituído, doravante, depositário pessoal das promessas divinas. Da sua descendência nascerá o Messias, em Quem habita toda a plenitude da Divindade, verdadeiro e vivo templo de Deus no meio dos homens.
Esta Aliança e a fidelidade por ela exigida são mais importantes para o futuro do povo do que um templo material.

SALMO RESPONSORIAL - Salmo 88 (89), 2-3.4-5.27 e 29 (R. cf. 2a)

Refrão: Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor. Repete-se
Ou: Senhor, cantarei eternamente a vossa bondade. Repete-se

LEITURA II - Rom 16, 25-27

Neste hino de louvor e gratidão, com que encerra a Carta aos Romanos, S. Paulo dá glória a Deus, por haver, finalmente, revelado o mistério por excelência – o do acesso à salvação dos pagãos e dos judeus, incapazes, uns e outros, de a alcançar, pelos seus esforços.
Oculto no tempo, esse mistério revela-se no Natal, em que Deus nos deu a conhecer a sabedoria do Seu plano divino: salvar todos os homens e o homem todo por Jesus Cristo. Realiza-se na Cruz e é manifestado pelo anúncio do Evangelho feito pelos Apóstolos, testemunhas e realizadores deste mistério inefável.
EVANGELHO - Lc 1, 26-38  

Maria aceitando ser a Mãe do Salvador, prometido a David, encerra o longo período de expectativa da humanidade. Pela sua fé, pelo seu «sim» generoso, Deus começa a habitar no Seu Povo.
Israel, apesar das advertências dos profetas (Deut. 12, 2-12), sonhava multiplicar os santuários, onde habitasse o Seu Deus. Mas só Deus pode escolher e construir uma morada digna d’Ele. E, na verdade, Ele mesmo a escolhe, pobre e humilde, de maneira desconcertante para o orgulho humano. O humilde acolhimento de Maria dá-Lhe a morada, que Ele desejava. O Espírito Santo realiza essa maravilha: Ele faz habitar o Verbo de Deus entre os homens.
Em Maria, a primeira entre os cristãos a comprometer-se na grande aventura da fé, nasce a Igreja, morada de Deus no meio dos homens (Apoc. 21, 3).
 
Cânticos para a quarta semana do advento

Entrada: Vinde Senhor Jesus

Kyrie: Somos o Teu povo

Aleluia: A Palavra é Deus em Nós

Ofertório: Saber que virás

Santo: Santo (Bonito)

Pai-Nosso: Tu És Meu Deus

Cordeiro: Cordeiro de Deus V

Comunhão: Razão de Viver

Acção de Graças: Se nasce um menino (Cânticos de Natal)

Final: El Senyor (Taizé)


Beijos e abraços
Luisa
“(…) Seguindo o exemplo de Maria, sabei dizer a Cristo o vosso “sim” incondicional. Não haja na nossa vida lugar para o egoísmo e a preguiça. Hoje, mais que nunca, é urgente que sejamos “sentinelas do amanhã”, vigias que anunciam a luz da aurora ...”




Sem comentários: