Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2011/06/08

"Em cada um se manifestam os dons do Espírito para o bem comum"

Pentecostes

LEITURA I - Actos 2, 1-11

De harmonia com a promessa de Jesus, o Espírito Santo, manifestando a Sua presença sob os sinais sensíveis do vento e do fogo, desce sobre os Apóstolos, transforma-os totalmente e consagra-os para a missão, que Jesus lhes confiara.
Com este Baptismo no Espírito Santo, nascia assim, oficialmente, a Igreja. Nesse dia, homens separados por línguas, culturas, raças e nações, começavam a reunir-se no grande Povo de Deus num movimento que só terminará com a Vinda final de Jesus.

SALMO RESPONSORIAL - Salmo 103 (104), 1ab e 24ac.29bc-30.31.34 (R. 30)

Refrão: Enviai, Senhor, o vosso Espírito e renovai a face da terra. Repete-se
Ou: Mandai, Senhor o vosso Espírito, e renovai a terra. Repete-se
Ou: Aleluia. Repete-se

LEITURA II - 1 Cor 12, 3b-7.12-13

O Espírito Santo é «a alma da Igreja». É Ele que dá aos Apóstolos a perfeita compreensão do Mistério Pascal e os leva a anunciar a Ressurreição a todos os homens, sem excepção. É por Ele que nós acreditamos que Jesus é Deus e essa nossa fé se mantém. É Ele que enriquece o Corpo Místico com dons e carismas, numa grande variedade de vocações, ministérios e actividades. É Ele que, ao mesmo tempo que nos distingue, dando-nos uma personalidade própria dentro da Igreja, nos põe em comunhão uns com os outros, de tal modo que a diversidade não destrói a unidade.

EVANGELHO - Jo 20, 19-23

Com a Páscoa, inicia-se a nova Criação. E, como na primeira, também agora o Espírito Santo está presente, a insuflar aos homens, mortos pelo pecado, a vida nova do Ressuscitado. Jorrando do Corpo glorificado de Cristo, em que se mantêm as cicatrizes da Paixão, o Sopro purificador e recriador do mesmo Deus, comunica-se aos Apóstolos. Apodera-se deles, a fim de que possam prolongar a obra da nova Criação, e assim a humanidade, reconciliada com Deus, conserve sempre a paz alcançada em Jesus Cristo.

E cantamos ao Espírito Santo:

Entrada- Senhor quem entrará
Kyrie-Pai de Infinita Bondade
Aleluia- Das vozes
Ofertório-Como a Corça
Santo- Santo, Santo
Pai Nosso- Pai Nosso
Cordeiro- Cordeiro de Deus
Comunhão- Somos os Escolhidos
Acção de Graças- Maravilhas fez em mim
Final- Espírito de Amor



No Domingo passado, o grupo do 9º/10º volume recebeu o sacramento da Confirmação.De certo que terá sido uma grande festa para eles mas, principalmente para a comunidade! São estes jovens de agora que nos trazem um espirito novo, cheios de amor, esperança, empenhados em dar de si em prol do próximo. Estejamos de braços abertos para os receber/acolher e deixarmo-nos absorver por esta nova vida que se avizinha! São eles os novos instrumentos desta nossa dificil mas bela construção de um mundo melhor! Para eles os Parabéns pela força de continuarem junto de nós e para todos este texto...


"Ser cristão não é mais do que ser um fazedor de esperança, construtor de um mundo que, apesar das inúmeras fragilidades que apresenta, é o lugar ideal para a nossa felicidade. O pessimismo não cabe no coração dos amigos de Jesus, porque é em forma de pedra que fere e mata. Quando os discípulos pensavam perecer na tormenta, Jesus continuava a dormir pausadamente num recanto da pequena embarcação. São tantas as tempestades que nos fazem deixar de acreditar na vida, nos outros ou em nós mesmos! É Ele quem nos faz perceber o ridículo dos nossos desesperos. “Porque temes? Porque não consegues encontrar a alegria? Eu estou aqui…ao teu lado! Não te vou deixar só, nunca! Podes virar-me as costas ou fingir que Eu não existo, mas Eu aqui estarei.”Mais do que obedecer a preceitos ou regras de conduta, ser cristão é ter os braços abertos e um coração que se deixa marcar pelas dores e sofrimentos sem se abater. O coração ferido de Jesus é o nosso coração, onde cada acontecimento e rosto ficam gravados como sinal de um futuro que há-de chegar e da festa que há-de vir.
Ser cristão é viver mergulhados numa esperança incontida, que nos atira para a vida, apesar de tanto que custa e dói…só porque Alguém insiste em nunca nos abandonar.
Rui Ferreira

Beijos e abraços
Luisa

Sem comentários: