Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2011/05/27

"Se, porém, sofre por ser cristão, não se envergonhe, mas antes dê glória a Deus por ter esse nome"

Páscoa VI

LEITURA I - Actos 8, 5-8.14-17

A partir de Jerusalém, a Igreja vai dilatar-se pelo mundo ou, de maneira diferente, os homens começam a entrar na Igreja, à medida que escutam a Palavra de Deus e a ela se convertem. Isto será fruto da pregação dos mensageiros da Palavra e da acção do Espírito Santo, que actua nesta Palavra. Continua a ser o livro dos “Actos dos Apóstolos” que nos dá testemunho desta acção do Espírito de Deus.

SALMO RESPONSORIAL - Salmo 65 (66), 1-3a.4-5.6-7a.16.20 (R. 1 ou Aleluia)

Refrão: A terra inteira aclame o Senhor. Repete-se
Ou: Aleluia. Repete-se

LEITURA II - 1 Pedro 3, 15-18

Também a palavra de S. Pedro continua a fazer como que uma catequese mistagógica, isto é, a introduzir-nos no mistério da vida cristã, que é o mistério da vida de Cristo na vida dos baptizados. Cristo morreu, depois de ter assumido a nossa situação de mortais; mas ressuscitou, e, vencendo assim a morte, deu-nos a sua vida imortal. Ele é a nossa esperança.

Em vez da leitura precedente, pode utilizar-se a seguinte:

LEITURA II - 1 Pe 4, 13-16

EVANGELHO - Jo 14, 15-21

Jesus promete aos Apóstolos enviar-lhes o Espírito Santo, que será neles, ao mesmo tempo, o seu auxiliar e advogado no meio das dificuldades que hão-de suportar para se manterem fiéis, e o consolador e intercessor nas lutas que hão-de sofrer para vencerem os obstáculos que lhes advirão da parte do mundo. Será o Espírito Santo que lhes fará reconhecer o Senhor vivo para além da morte, na glória da ressurreição.

Em vez do Evangelho precedente, pode utilizar-se o seguinte com o respectivo aleluia.

EVANGELHO - Jo 17, 1-11a

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao Céu e disse: «Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho Te glorifique, e, pelo poder que Lhe deste sobre toda a criatura, Ele dê a vida eterna a todos os que Lhe confiaste. É esta a vida eterna: que Te conheçam a Ti, único Deus verdadeiro, e Aquele que enviaste, Jesus Cristo. Eu glorifiquei-Te sobre a terra, consumando a obra que Me encarregaste de realizar. E agora, Pai, glorifica-Me junto de Ti mesmo com aquela glória que tinha em Ti, antes que houvesse mundo. Manifestei o teu nome aos homens que do mundo Me deste. Eram teus e Tu mos deste e eles guardam a tua palavra. Agora sabem que tudo quanto Me deste vem de Ti, porque lhes comuniquei as palavras que Me confiaste e eles receberam-nas: reconheceram verdadeiramente que saí de Ti e acreditaram que Me enviaste. É por eles que Eu rogo; não pelo mundo, mas por aqueles que Me deste, porque são teus. Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu; e neles sou glorificado. Eu já não estou no mundo, mas eles estão no mundo, enquanto Eu vou para Ti».
Palavra da salvação
.

Cânticos para este Sábado

Entrada - Como são belos os pés
Kyrie- P'ra Fazer do Mundo um Lugar Melhor
Aleluia - Homens da Terra
Ofertório - Para Além
Santo - Santo (Roqueiro)
Pai Nosso - Pai Nosso (DÓ Maior)
Cordeiro - Cordeiro (vespertino)
Comunhão - Somos Escolhidos
Acção de Graças - Como a corça / Consagração a Nossa Senhora (Como ainda
estamos em Maio vê a mais apropriada)
Final - Sentido para amar

Aprendamos a ser como Ela! A amar, a rezar, a olhar...

Luisa

Sem comentários: