Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2010/07/09

«Esta palavra está perto de ti, está na tua boca e no teu coração, para que a possas pôr em prática»

Tempo Comum XV

Senhor nosso Deus,
que mostrais aos errantes a luz da vossa verdade
para poderem voltar ao bom caminho,
concedei a quantos se declaram cristãos
que, rejeitando tudo o que é indigno deste nome,
sigam fielmente as exigências da sua fé.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


LEITURA I - Deut 30, 10-14

Esta leitura prepara-nos para melhor compreendermos a do Evangelho: a palavra de Deus que há-de nortear toda a nossa vida não está longe do nosso alcance. E nós escutamo-la e cumprimo-la na vida concreta do dia a dia. Ela vem aliás ao encontro dos anseios mais profundos do nosso coração. É que é o mesmo Deus que nos fala na palavra e que já nos falou no coração.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 68 (69), 14.17.30-31.33-34.36ab.37 (R. cf. 33)

Refrão: Procurai, pobres, o Senhor e encontrareis a vida. Repete-se

Ou Salmo 18 B, 8-11 (R. 9a)

Refrão: Os preceitos do Senhor alegram o coração. Repete-se

LEITURA II - Col 1, 15-20

Nesta leitura como que se faz a apresentação de Nosso Senhor Jesus Cristo. Sabemos d’Ele muitas coisas, mas, no fundo, o que é que n’Ele constitui a razão de ser daquilo que Ele é para os cristãos? Cristo é o princípio e o Fim, Aquele por Quem tudo foi criado, e para Quem tudo existe. Para além de tudo aquilo que os olhos exteriormente podem observar está o campo infinito que a fé nos revela. Ele é o Primeiro na ordem da criação e o Primeiro na ordem da ressurreição.

EVANGELHO - Lc 10, 25-37

A parábola do bom samaritano serve a Jesus para explicar ao doutor da lei quem é o próximo e como o amor a Deus e ao próximo são, no fundo, o mesmo e único amor: “o amor de Deus derramado em nossos corações pelo Espírito Santo”. Segundo a explicação dos antigos Padres da Igreja, o homem caído nas mãos dos salteadores é toda a humanidade, e o bom samaritano é a imagem de Jesus, Ele que nos encontrou feridos pelo pecado à beira do caminho aonde desceu, usou de compaixão para connosco, e nos introduziu na estalagem da sua Igreja e assim nos salvou.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, levantou-se um doutor da lei e perguntou a Jesus para O experimentar: «Mestre, que hei-de fazer para receber como herança a vida eterna?». Jesus disse-lhe: «Que está escrito na Lei? Como lês tu?». Ele respondeu: «Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma, com todas as tuas forças e com todo o teu entendimento; e ao próximo como a ti mesmo». Disse-lhe Jesus: «Respondeste bem. Faz isso e viverás». Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: «E quem é o meu próximo?». Jesus, tomando a palavra, disse: «Um homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos dos salteadores. Roubaram-lhe tudo o que levava, espancaram-no e foram-se embora, deixando-o meio- morto. Por coincidência, descia pelo mesmo caminho um sacerdote; viu-o e passou adiante. Do mesmo modo, um levita que vinha por aquele lugar, viu-o e passou também adiante. Mas um samaritano, que ia de viagem, passou junto dele e, ao vê-lo, encheu-se de compaixão. Aproximou-se, ligou-lhe as feridas deitando azeite e vinho, colocou-o sobre a sua própria montada, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. No dia seguinte, tirou duas moedas, deu-as ao estalajadeiro e disse: ‘Trata bem dele; e o que gastares a mais eu to pagarei quando voltar’. Qual destes três te parece ter sido o próximo daquele homem que caiu nas mãos dos salteadores?». O doutor da lei respondeu: «O que teve compaixão dele». Disse-lhe Jesus: Então vai e faz o mesmo».
Palavra da salvação.


Cânticos para o próximo Sábado:

Entrada - Cantarei - 6
Kyrie - Somos o Teu povo - 9
Aleluia - Israel - 2
Ofertorio - Chamarás - 4
Santo - Santo, És Tu Senhor - 3
Pai nosso - Dó Maior - 3
Cordeiro - Vespertino - 5
Comunhão - Como o Pai me Amou - 2
Acção de graças - É impossivel - (Entrada - 2)
Final - Caminhos para a vida - 5




"A Cruz da Jornada Mundial da Juventude estará em Lisboa, no próximo dia 17 de Agosto, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Av. Berna).
Faremos uma celebração às 21h30.

Os símbolos da JMJ, a Cruz e o Ícone, estarão em Portugal durante o mês de Agosto, começando a sua peregrinação pelas dioceses portugueses a partir do dia 8. No dia 17, estes símbolos estarão em Lisboa, sendo acolhidos pelas Dioceses de Lisboa e Setúbal.

Convidamos-te a estar presente na celebração de acolhimento da Cruz e do Ícone, que terá lugar na Igreja de Nª Srª de Fátima (Av Berna), no dia 17 de Agosto a partir das 21.30. Com esta celebração, daremos também início à preparação da ida da nossa Diocese à JMJ 2011, em Madrid".


Beijos e abraços
Luisa
"(...) Então vai e faz o mesmo!"

Sem comentários: