Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2010/05/17

"Em cada um se manifestam os dons do Espírito para o bem comum"

Pentecostes

LEITURA I - Actos 2, 1-11

De harmonia com a promessa de Jesus, o Espírito Santo, manifestando a Sua presença sob os sinais sensíveis do vento e do fogo, desce sobre os Apóstolos, transforma-os totalmente e consagra-os para a missão, que Jesus lhes confiara.
Com este Baptismo no Espírito Santo, nascia assim, oficialmente, a Igreja. Nesse dia, homens separados por línguas, culturas, raças e nações, começavam a reunir-se no grande Povo de Deus num movimento que só terminará com a Vinda final de Jesus.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 103 (104), 1ab e 24ac.29bc-30.31.34 (R. 30)

Refrão: Enviai, Senhor, o vosso Espírito e renovai a face da terra. Repete-se

Ou: Mandai, Senhor o vosso Espírito, e renovai a terra. Repete-se

Ou: Aleluia. Repete-se

LEITURA II - 1 Cor 12, 3b-7.12-13

O Espírito Santo é «a alma da Igreja». É Ele que dá aos Apóstolos a perfeita compreensão do Mistério Pascal e os leva a anunciar a Ressurreição a todos os homens, sem excepção. É por Ele que nós acreditamos que Jesus é Deus e essa nossa fé se mantém. É Ele que enriquece o Corpo Místico com dons e carismas, numa grande variedade de vocações, ministérios e actividades. É Ele que, ao mesmo tempo que nos distingue, dando-nos uma personalidade própria dentro da Igreja, nos põe em comunhão uns com os outros, de tal modo que a diversidade não destrói a unidade.

EVANGELHO - Jo 20, 19-23

Com a Páscoa, inicia-se a nova Criação. E, como na primeira, também agora o Espírito Santo está presente, a insuflar aos homens, mortos pelo pecado, a vida nova do Ressuscitado. Jorrando do Corpo glorificado de Cristo, em que se mantêm as cicatrizes da Paixão, o Sopro purificador e recriador do mesmo Deus, comunica-se aos Apóstolos. Apodera-se deles, a fim de que possam prolongar a obra da nova Criação, e assim a humanidade, reconciliada com Deus, conserve sempre a paz alcançada em Jesus Cristo.

A escolha de cânticos para o próximo Sábado vem no mail do André que é transcrito aqui neste espaço.

«Eis os cânticos + umas linhas

Animados pelo Espírito vamos cantar:

- Cântico de acolhimento e entrada será o "Espírito de Amor", que se encontra no separador Acção de Graças, na página 5.
- Como cântico de Kyrie Eleison teremos o "Kyrie", página 2.
- A aclamação do Evangelho será o "Aleluia Israel", página 2, mas com a seguinte letra:
Aleluia, Deus está
Aleluia, no meio de nós
Aleluia, O Espírito Santo
Está nos nossos corações, Aleluia
- Para a procissão do ofertório cantaremos "És a minha vida", página 7.
- Com os Anjos e os Santos cantaremos a uma só voz o "Santo (Bonito)", página 2.
- Rezaremos, cantando, a oração que o Senhor nos ensinou com o "Pai Nosso (Dó Maior)", página 3.
- Como cântico de Agnus Dei cantarmos o "Cordeiro de Deus", página 1.
- O cântico de comunhão será o "Somos Escolhidos", página 14.
- No nosso momento de Acção de Graças, louvemos o Senhor cantando "Como a corça", página 3.
- Para final e envio, e como celebramos a solenidade de Pentecostes, cantaremos 2 cânticos vespertinos "Quem nos faz gritar", página 27 e "Ide amigos e parti", página 19.

Gostaria de aproveitar estas linhas de direito de antena, que me assistem, para expressar o meu... muito sentido.
No dia 21 de Março, já lá vão 2 meses, o coro vespertino promoveu uma visita guiada aos CLAUSTROS DO MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS. Penso que foi um momento agradável e enriquecedor para quem participou.
Se calhar, se eu não aproveitasse agora, ninguém se voltaria a lembrar desta actividade e eu gostaria de saber opiniões e motivações ou desmotivações, mesmo daqueles que não puderam estar presentes.

Bj

P.S. Eu e o Daniel estivemos na missa presidida pelo Santo Padre em Lisboa, estávamos na mancha azul do "eu acredito"»

Não esquecer:

Vigília de Pentecostes (22 de Maio, pelas 21h30, na Sé de Lisboa)

Abraços
Luisa

2 comentários:

Luisa disse...

Olá André...
Não sei o que querias dizer com isto: "o meu... muito sentido", mas venho por este meio deixar o meu comentário tal como foi pedido.

Apesar de ter anunciado, e de jà ter comentado a visita aos claustros aqui neste blog, vou voltar a referir que gostei muito da experiência de visitar os claustros pois nunca tinha ido e, ter uma visita guiada foi simplesmente um extra muito bom! Há que repetir sem dúvida... espero bem que sim!
Lembro-me de ter dito isto pessoalmente, tal como me lembro que os outros também o fizeram. Mas acho que é sempre bom valorizar, ou melhor, revalorizar as iniciativas que se tem e que se levam, efectivamente, para a frente certo?
Bom, mas o comentário está dado. E não te preocupes que nada é deixado no esquecimento, quer seja uma actividade de à dois meses ou uma actividade de alguns anos.
Beijos e abraço cristão
Luisa

Patitas disse...

Obrigado Luisa pela tua partilha.
Sendo a única tem um valor especial.