Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2009/11/24

"O Senhor vos faça crescer e abundar na caridade uns para com os outros e para com todos..."

Advento I

LEITURA I - Jer 33, 14-16

«Farei germinar para David um rebento de justiça»

Toda a história da salvação é testemunho da fidelidade de Deus à Aliança, que, em sua misericórdia, Ele quis fazer com os homens, para os levar até à participação da sua vida divina. Essa Aliança tem o seu momento culminante em Jesus Cristo; mas a promessa de Deus vem de longe. Os profetas, como aquele donde é tirada hoje esta leitura, anunciam o futuro Messias com os nomes de “Rebento”, “Gérmen”, nomes que apontam para Alguém que irá aparecer como rebento novo saído de um tronco já envelhecido. Esse “Rebento” viria a ser Jesus, descendente do tronco real de David. É também com esta promessa diante dos olhos que damos entrada no Tempo do Advento, na expectativa do Senhor que vem.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 24 (25), 4bc-5ab.8-9.10.14 (R.1b)

Refrão: Para Vós, Senhor, elevo a minha alma. Repete-se

LEITURA II - 1 Tes 3, 12 – 4, 2

«O Senhor confirme os vossos corações no dia de Cristo»

A Igreja vive na expectativa da vinda do Senhor. “Eu vou preparar-vos um lugar”, disse Jesus ao sair deste mundo. E de novo Ele um dia virá, e vem já na presença constante com que está no meio de nós. A espiritualidade da vida cristã nasce toda da consciência desta presença e dessa expectativa, e manifesta-se na esperança com que, todos os dias, caminhamos ao seu encontro. Viver na expectativa da vinda do Senhor é caminhar constantemente ao encontro do Senhor.

EVANGELHO - Lc 21, 25-28.34-36

«A vossa libertação está próxima»

A vinda do Senhor, a sua última vinda, ou talvez melhor, o último momento da vinda que Ele inaugurou quando Se fez homem e veio habitar no meio de nós, é, de novo, proclamada nesta leitura. E com que solenidade! E com que exigências! Mas, no fundo, será esse o momento supremo da nossa libertação, porque o Senhor, que vem, vem como Salvador. O Advento é o tempo particularmente consagrado a viver nesta expectativa.

“Aqui está a minha escolha de cânticos para Sábado, dia 28 Novembro:

Entrada: Libertador - 21
Kyrie: Pai de Infinita Bondade - 3
Aleluia: Quero sempre viver - 14
Ofertório: Senhor, aqui nos tendes - 20
Santo - Santo (Bonito) - 2
Pai Nosso: Senhor aceita - 7
Cordeiro: Cordeiro de Deus (v) - 4
Comunhão: Como o Pai me amou - 2
Acção de Graças: El Senyor (Taize) - 2
Final: Nas asas do vento (Acção de Graças) - 17

Beijos!
Mónica”

Depois de um fim-de-semana passado em oração e vigília eis que nos preparamos para mais um encontro espiritual.
Na semana de 5 a 12 de Dezembro, vamos acolher a imagem peregrina do Bom Pastor e como bons paroquianos que somos, vamos preparar uma cerimónia especial começando desde já no dia 7 de Dezembro com uma Vigília de adoração ao Santíssimo Sacramento. Continuando…
No dia 11 de Dezembro, na cerimónia de reconciliação, iremos preparar o ambiente com alguns cânticos, imagens, etc.
Estas actividades serão organizadas pelos jovens dos vários grupos por isso, é bom que as nossas mentes fervilhem de ideias giras e originais de modo a haver um maior envolvimento da nossa paróquia.

ATENÇÃO

No dia da recepção da imagem (05/12), não haverá missa das 19h00 pois pretende-se fazer uma celebração mais longa e participada por toda a paróquia. No dia 12, e em virtude de ser o dia da festa da catequese, a missa do “envio da imagem” será realizada na missa das crianças que, nesse dia em especial, será às 16h00.


Sem mais de momento
Luisa

p.s – obrigada aos presentes no passado sábado durante o tempo da vigília. É bom ver a nossa paróquia reunida em oração. Não é preciso ter a “casa cheia”... até podiam estar “apenas” dois ou três reunidos em seu nome que, mesmo assim, tudo valeria a pena.

Sem comentários: