Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2009/05/21

"recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas ..."


Ascensão


Homens da Galileia, porque estais a olhar para o céu?

LEITURA I - Actos 1, 1-11

«Elevou-Se à vista deles»

A Ascensão de Jesus é a última aparição do Ressuscitado que não só dá testemunho da verdade da Ressurreição, como faz compreender que Jesus vive agora na glória do Pai. A Ascensão manifesta assim o sentido pleno da Páscoa: depois de destruir o pecado e a morte com a sua Morte e Ressurreição, Jesus Cristo introduz o homem, que tinha assumido na Encarnação, na glória de seu Pai. O livro dos Actos dos Apóstolos, que apresenta a vida dos primeiros dias da Igreja, começa pela Ascensão do Senhor; assim nos é dado a compreender que a Igreja continua agora a presença de Jesus entre os homens, até que Ele venha, de novo, no fim dos tempos, para pôr o termo à história e nos sentar consigo à direita do Pai.

SALMO RESPONSORIAL - Salmo 46 (47), 2-3.6-7.8-9 (R. 6)
Refrão: Por entre aclamações e ao som da trombeta, ergue-Se Deus, o Senhor. Repete-se
Ou: Ergue-Se Deus, o Senhor, em júbilo e ao som da trombeta. Repete-se

LEITURA II - Ef 1, 17-23

«Colocou-O à sua direita nos Céus»

Sentando-se à direita do Pai, Jesus introduz a humanidade na comunhão definitiva com Deus. É este o fruto do seu sacrifício na Cruz, a comunhão com o Pai, e é a esperança de todos os que n’Ele crêem.

EVANGELHO - Mc 16, 15-20

«Foi elevado ao Céu e sentou-Se à direita de Deus»

Pela sua Encarnação o Filho de Deus desceu do Céu, fez-se homem, assumindo assim a condição de servo, e humilhou-Se ainda mais, obedecendo até à morte e morte de cruz; mas por isso Deus O exaltou, ressuscitando-O de entre os mortos e fazendo-O participar da sua glória, sentando-O à sua direita e dando-Lhe o nome que está acima de todos os nomes, o nome divino de Senhor: à humilhação na sua vida mortal corresponde agora a exaltação, que na Ascensão claramente se manifesta e nos milagres que se lhe hão-de seguir na vida da Igreja.

Cânticos para este sábado

Entrada – Saudai o senhor
Kyrie – Somos o teu povo
Aleluia – Jesus é
Ofertório – Tu sei sorgente viva (Taizé)
Santo - Roqueiro
Pai-Nosso – Junto ao mar
Cordeiro – Cordeiro de Deus (V)
Comunhão – Somos escolhidos
Acção de Graças – Voa a grande altitude
Final – Ide amigos e parti

"Certas manhãs trazem uma luz diferente.Um ar de primavera, um pássaro que entroupor uma fresta do telhado, e anda àsvoltas na escada, uma voz que se ouve, num eco,e não se sabe o que diz. A manhã irá passar,como todas as manhãs que nasceram,trazendo uma luz diferente; mas a primaveraque ela anuncia colou-se ao rosto com quemnos cruzamos; o canto do pássaro meteu-sena cabeça, como se ele voasse por dentroda memória; e o eco que ouvi ganhouuma voz na tua boca, quando te encontreie me disseste que havia uma luz diferente,nesta manhã em que tudo parecia igual." in As coisas mais simples
Abraços
Luisa

Sem comentários: