Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2009/03/05

«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O»

Quaresma II

LEITURA I - Gen 22, 1-2.9a.10-13.15-18


O sacrifício do nosso Patriarca Abraão

Depois da história de Noé, no domingo passado, lemos hoje a história de Abraão e do sacrifício de seu filho Isaac, sobre o monte Moriá. Mas Deus nunca quis sacrifícios humanos. Abraão demonstrou a sua vontade de completa obediência a Deus e recuperou o seu filho, vivo, que assim se tornou uma figura de Cristo na sua ressurreição.

SALMO RESPONSORIAL - Salmo 115 (116), 10 e 15. 16-17.18-19 (R. Salmo 114 (115), 9)
Refrão: Andarei na presença do Senhor sobre a terra dos vivos. Repete-se
Ou: Caminharei na terra dos vivos na presença do Senhor. Repete-se

LEITURA II - Rom 8, 31b-34

«Deus não poupou o seu próprio Filho»

Esta leitura mostra como Jesus realiza até ao fim a figura de Isaac, anunciada na leitura anterior, e como o amor de Abraão é imagem do amor infinito de Deus pelos homens. Deus, que não quis que Abraão Lhe oferecesse o filho em sacrifício, permitiu que o seu muito amado filho Jesus fosse sacrificado, em expiação dos nossos pecados. De facto, toda a história da salvação atinge o seu ponto mais alto em Nosso Senhor Jesus Cristo.

EVANGELHO - Mc 9, 2-10

«Este é o meu Filho muito amado»

A Transfiguração, lida neste Domingo, depois de, no Domingo anterior, ter sido escutada a tentação, faz com ela, como que num grande painel de duas alas, uma espécie de grande abertura da Quaresma: mortificação e glorificação, tentação e glória, morte e ressurreição; são elas, de facto, a síntese do Mistério Pascal que vamos celebrar na Páscoa. Jesus vive em Si o mistério que a sua Igreja agora celebra, e que ela viverá até à sua própria Transfiguração.

Entrada - Esta Humanidade
Kyrie - Senhor tem piedade II
Aclamação do Evangelho - A Tua palavra
Ofertório – Passa por mim
Santo – Senhor, Tu És Santo
Pai Nosso - Pai Nosso
Cordeiro - Alegro
Comunhão - Só Tu És meu Redentor
Acção de Graças – Nem a morte, nem a vida
Final - Deixa a tua terra

Festival paroquial

vos oiço a perguntar para quando o dia desse grande momento, mas esperem pois não ficam sem resposta.
O festival realizar-se-á no dia 21 de Março. E ainda mais, quem vai concorrer tem de entregar a respectiva letra da música até dia 13 de Março. Deste modo, quem estiver interessado em participar no Festival Paroquial (da Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda), deve enviar até ao dia 13 de Março, as letras das respectivas músicas a concurso, para o mail do Coro Vespertino (corovespertino@gmail.com).
Mais se informa que a canção vencedora do Festival Paroquial será a representante da nossa paróquia no Festival Vicarial, que se irá realizar dia 19 de Abril.E atenção, que este ano somos nós os organizadores!!!

Beijos e abraços
Luisa

Sem comentários: