Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2009/01/07

"E do céu veio uma voz..."



Baptismo do Senhor

Depois do Baptismo do Senhor, abriram-se os Céus. Sobre Ele desceu o Espírito Santo em figura de pomba e fez-se ouvir a voz do Pai: Este é o meu Filho muito amado, no qual pus as minhas complacências.

LEITURA I - Is 42, 1-4.6-7

«Eis o meu servo, enlevo da minha alma»

No Baptismo que recebeu das mãos de João, Jesus manifesta-Se como sendo Aquele que o profeta anunciara: o Servo de Deus, que desce à água no meio dos pecadores para inaugurar a obra da redenção que o Pai Lhe confiara, e, ao mesmo tempo, o Filho bem amado, sobre quem repousa o Espírito de Deus, para que Ele seja portador da Boa Nova da salvação a toda a Terra.

SALMO RESPONSORIAL - Salmo 28 (29), 1a.2.3ac-4.3b.9b-10 (R. 11b)

Refrão: O Senhor abençoará o seu povo na paz. Repete-se

LEITURA II - Actos 10, 34-38

«Deus ungiu-O com o Espírito Santo»

O Espírito Santo desceu sobre Jesus na hora do Baptismo e ungiu-O para que Ele pudesse começar o seu ministério e, por Ele, os homens fossem também baptizados não só na água, mas na água e no Espírito. A unção que o Espírito Santo confere a Jesus na hora do seu baptismo marca-O como “Messias”, isto é, “Ungido”, ou seja “Cristo”, e, faz d’Ele a fonte da unção com que o mesmo Espírito marcará os “cristãos”, os “ungidos”, membros de Cristo, sua Cabeça.

EVANGELHO - Mc 1, 7-11

«Tu és o meu Filho muito amado: em Ti pus a minha complacência»

O Baptismo de Jesus inaugura a sua vida pública. Ao fazer-Se homem, Ele tornou-Se solidário com os homens. Por isso, não receou descer à água do Baptismo no meio dos pecadores, mas para os elevar à dignidade de filhos de Deus. Estes dois aspectos estão bem claros no Baptismo do Senhor. Jesus desce à água, o Pai apresenta-O como seu Filho, o Céu abre-se e o Espírito Santo desce sobre Ele. A pomba é apenas a imagem sob a qual o Espírito Se manifesta. A palavra do Pai revela, de maneira autêntica, o mistério e a missão de Jesus. O baptismo do Senhor é uma das grandes “epifanias” ou “manifestações” de Jesus.

E os cânticos que abrilhantarão esta festa são:

Entrada – Acolhe a vida

Kyrie - Kyrie
Aleluia - Homens da terra
Ofertório - És a minha vida
Santo - Santo (Roqueiro)
Pai Nosso - Junto ao mar
Cordeiro – Proclama o Teu Senhor
Comunhão - Para a frente
Acção de Graças - Voa a grande altitude
Final – Sentido para Amar

Jà se sabe algum tempo mas com todas as celebrações que tem havido, foi ficando um pouco para trás...MAS! não é razão para ser esquecido, pelo contrário, já está em preparação o grande evento que se avizinha...SIM! este ano temos a honra de sermos nós a apresentar e a preparar o festival vicarial na nossa paróquia!

E como temos sido presença assidua com as nossas músicas, este ano não deverá ser diferente...Então, para quem ainda não sabe do tema aqui vai:

XIV Festival Diocesano da Canção
Tema do Ano:
“Sei em quem pus a minha confiança” (2Tm 1, 12)

Contamos com a maior participação e empenho dos grupos!Há muito talento escondido por ai...

Abraços




1 comentário:

Patitas disse...

mas antes ainda vem o festival paroquial e nós também o vamos preparar/organizar.