Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2008/09/11

"... para que todo o homem que acredita n’Ele,não pereça, mas tenha a vida eterna"

DOMINGO XXIV DO TEMPO COMUM

14 Setembro - EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ
Nota Histórica

Foi na Cruz que Jesus Cristo ofereceu ao Pai o Seu Sacrifício, em expiação dos pecados de todos os homens. Por isso, é justo que veneremos o sinal e o instrumento da nossa libertação.Objecto de desprezo, patíbulo de infâmia, até ao momento em que Jesus «obediente até à morte» nela foi suspenso, a Cruz tornou-se, desde então, motivo de glória, pólo de atracção para todos os homens.Ao celebrarmos esta festa, nós queremos proclamar que é da cruz, «sinal do amor universal de Deus, fonte de toda a graça» (N.A., 4) que deriva toda a vida de Igreja. Queremos também manifestar o nosso desejo de colaborar com Cristo na salvação dos homens, aceitando a Cruz, que a carne e o mundo fizeram pesar sobre nós (G.S. 38).



LEITURA I - Num 21, 4b-9
«Quem era mordido, olhava para a serpente de bronze e ficava curado»
SALMO RESPONSORIAL - Salmo 77 (78), 1-2.34-35.36-37.38 (R. cf. 7c)
Refrão: Não esqueçais as obras do Senhor.
LEITURA II - Filip 2, 6-11
«Humilhou-Se a Si próprio; por isso Deus O exaltou»
EVANGELHO - Jo 3, 13-17
«O Filho do homem será exaltado»

Dos Sermões de Santo André de Creta, bispo
(Sermão 10, na Exaltação da Santa Cruz:PG 97, 1018-1019.1022-1023) (Sec. VIII)
A cruz é a glória e a exaltação de Cristo
Celebramos a festa da santa cruz, que dissipou as trevas e nos restituiu a luz. Celebramos a festa da santa cruz, e juntamente com o Crucificado somos elevados para o alto, para que, deixando a terra do pecado, alcancemos os bens celestes. Tão grande é o valor da cruz, que quem a possui, possui um tesouro. E chamo a justamente tesouro, porque é na verdade, de nome e de facto, o mais precioso de todos os bens. Nela está a plenitude da nossa salvação e por ela regressamos à dignidade original.Com efeito, sem a cruz, Cristo não teria sido crucificado. Sem a cruz, a Vida não teria sido cravada no madeiro. E se a Vida não tivesse sido crucificada, não teriam brotado do seu lado aquelas fontes de imortalidade, o sangue e a água, que purificam o mundo; não teria sido rasgada a sentença de condenação escrita pelo nosso pecado, não teríamos alcançado a liberdade, não poderíamos saborear o fruto da árvore da vida, não estaria aberto para nós o Paraíso. Sem a cruz, não teria sido vencida a morte, nem espoliado o inferno.Verdadeiramente grande e preciosa realidade é a santa cruz! Grande, porque é a origem de bens inumeráveis, tanto mais excelentes quanto maior é o mérito que lhes advém dos milagres e dos sofrimentos de Cristo. Preciosa, porque a cruz é simultaneamente o patíbulo e o troféu de Deus: o patíbulo, porque nela sofreu a morte voluntariamente; e o troféu, porque nela foi mortalmente ferido o demónio, e com ele foi vencida a morte. E deste modo, destruídas as portas do inferno, a cruz converteu se em fonte de salvação para todo o mundo.A cruz é a glória de Cristo e a exaltação de Cristo. A cruz é o cálice precioso da paixão de Cristo, é a síntese de tudo quanto Ele sofreu por nós. Para te convenceres de que a cruz é a glória de Cristo, ouve o que Ele mesmo diz: Agora foi glorificado o Filho do homem e Deus foi glorificado n’Ele e em breve O glorificará. E também: Glorifica me, ó Pai, com a glória que tinha junto de Ti, antes de o mundo existir. E noutra passagem: Pai, glorifica o teu nome. Veio então uma voz do Céu: ‘Eu O glorifiquei e de novo O glorificarei’.E para saberes que a cruz é também a exaltação de Cristo, escuta o que Ele próprio diz: Quando Eu for exaltado, então atrairei todos a Mim. Como vês, a cruz é a glória e a exaltação de Cristo.

Glorifiquemos, cantando ...

Entrada – Em Nome Do Pai [15]
Kyrie – Pai De Infinita Bondade [4]
Aleluia – Aleluia (Das Vozes) [4]
Ofertório – Eu Te Amo [2]
Santo – Santo (Of The Rising Sun) [7]
Pai Nosso – Pai Nosso (Dó Maior) [8]
Cordeiro – Cordeiro De Deus (Lento) [4]
Comunhão – Tomo Este Pão …[10]
Acção De Graças – Eu Queria Dizer [16]
Final – Abraça A Cruz [26]

Depois de um fim de semana agitado, com casamentos, missas e reuniões, creio que podemos fazer um balanço positivo de actividades e empenho...

E como o mês de Setembro jà começou algum tempo é hora de voltar a arregaçar as mangas e trabalhar!!!Portanto, é jà neste sábado que voltamos aos ensaios. Assim, dia 13 de Setembro às 21h30ensaio para o concerto de originais. Não se esqueçam!!

A nossa amiga de piadas e risos esquisitos chega hoje a Moçambique!Vai estar um mês fora e, apesar de poder ser pouco tempo decerto que irá precisar das nossas orações para que tudo corra pelo melhor!!
Que Deus ilumine os teus caminhos, Mafalda!
"Deito as redes na verdade/Em busca da Humanidade...Deixei minha casa, deixei o meu lar
Para neste mar poder navegar/Procuro-Te sem Te encontrar/E é isso que me faz navegar/ Navegar...."



Por agora é tudo...
Beijos e abraços apertados...
Sempre com Cristo nos corações!
Luisa

Sem comentários: