Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2008/06/10

XIII Festival Diocesano da Canção Cristã

"Esta é a certeza que temos: o Senhor Jesus prometeu que não nos deixaria sós, mas que sempre estaria presente. Mais: sempre actuaria em nós de uma maneira terna e forte ao mesmo tempo. (...) O Espirito do Senhor conduz-nos à comunhão e ao louvor. Por isso, se quisermos viver um festival da canção a sério, temos de nos deixar invadir pelo Espirito; perceber desde o principio que quem tem de ganhar é o Senhor Jesus, no coração de cada um. (...) Um dia chegaremos ao louvo perfeito. Por enquanto vamos saboreando aos poucos como o Senhor nos ama e cuida de nós. Também através da música. Também através do canto. Deixemos que o senhor toque a nossa vida; nos toque como seu instrumento musical. Seja a nossa vida um verdadeiro cântico contínuo, transparente de beleza."
Mensagem do Pe. Carlos Miguel Gonçalves
No passado dia 8 de Junho, realizou-se o XIII Festival Diocesano da Canção Cristã na paróquia de S. João de Brito. Foi um encontro onde muitos jovens reuniram-se para em conjunto celebrar a fé através da música.
A actividade envolveu como participantes cerca de setenta elementos de onze grupos de jovens das quatro regiões pastorais, que compuseram, integrados nos seus grupos paroquiais, canções originais com o tema “Recebereis a força do Espirito Santo, que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas” (Act 1,8).
A actividade, para os participantes, teve início com uma oração em conjunto de forma a que em comunhão sentissem o espirito de partilha, alegria e convivência...No fundo, este era um encontro de jovens católicos, dispostos a celebrar uma fé jovem e uma vontade de dar testemunho pela música, pela alegria e pela pertença activa a uma Igreja de que todos somos parte.
A partir das 16h00 (mais minuto menos minuto), deu-se inicio ao festival e, para começar da melhor maneira, nada como ouvir a música vencedora do ano anterior. Esta foi apresentada pela paróquia da Reboleira (Vigararia VII).
Os jovens que nos brindaram com a música pertencem a um grupo intitulado por Laetare. Como o próprio nome indica (Laetare significa «Alegrai-vos» em latim), era urgente levar a alegria de Jesus Cristo às pessoas e, foi segundo este mote que se deu inicio ao festival e ao desfile das canções.

A ordem foi:
Vigararia IV – Paróquia de Nossa Senhora de Fátima – “Confio em Ti”;
Vigararia XV – Paróquia de Benedita – “Filantropia Original”;
Vigararia II – Paróquia de São João da Talha – “Sopro de Fogo”;
Vigararia III – Paróquia da Ajuda – “Sentido para Amar”;
Vigararia VIII – Paróquia da Póvoa de St Adrião – “É o espirito”;
Vigararia XIII – Paróquia do Bombarral – “Seja eu...”
Vigararia X – Paróquia de Sobral de Monte Agraço – “Seguir-te Senhor”;
Vigararia VI – Paróquia de Algueirão – “Uma Nova Vida”;
Vigararia V – Paróquia da Parede – “A Palavra”;
Vigararia VII – Paróquia da Reboleira – “O Sopro”;
Vigararia XI – Paróquia da Malveira – “Missão de Amar”;

Depois de um intervalo foram reveladas as classificações, tendo o primeiro prémio sido atribuído à Paróquia da Reboleira, com a canção "O Sopro". Recorde-se que foram os mesmos vencedores do ano anterior.
O segundo lugar foi atribuido à Vigararia III representada pela paróquia....(Soem os tambores....) da AJUDA!!!! É verdade, um lugar muito bem merecido!! Aliás, já fora uma vitória podermos representar a nossa vigararia no diocesano quanto muito estarmos em 2º lugar!!Foi muito bom!! Parabéns a todos!!! Tal como ganhámos o 2º lugar, também nos foi atribuido o prémio de melhor música!!Foram só boas noticias = )
O terceiro lugar foi atribuido à Paróquia de São João da Talha com a música “Sopro de Fogo”.
Como frutos do dia, espera-se, agora, num contexto de pastoral juvenil, que os jovens sejam capazes de dar testemunho, na sua comunidade, da presença do Pai, feito sinal e caminho na vida de cada um.

Em particular, gostaria de destacar o apoio da nossa vigararia...
Sei que estiveram presentes muitos apoiantes de São Domingos de Benfica e Belém, foi muito importante a vossa presença!!
Mas gostaria de reforçar a alegria que foi ver a presença de elementos dos vários grupos da nossa paróquia tais como: catequistas, escuteiros, acólitos, coro da missa das 11h de Domingo e não só...São todos amigos que se deslocaram para conviver em conjunto e ajudar a celebrar este dia e, provar que a nossa paróquia ainda mantém um espirito de união e comunhão entre os diversos grupos como se pode ver neste domingo passado!
Foi muito gratificante e enche-me de orgulho fazer parte desta familia...
Obrigado a outros amigos e familias pelas palavras e pelo apoio que deram ao grupo participante e a todos os envolvidos nesta festa!! Uma festa cheia de música, alegria e muita animação.
Resta desejar boa sorte aos representantes da diocese de Lisboa - A vigararia VII, paróquia da Reboleira - que, decerto soprarão alegria e amor a todos os presentes no festival nacional.
Abraços apertados
Luisa
P.S - Mais uma vez...
Parabéns a todos os participantes - Luis, Marta, Mafalda, Pedro, Gonçalo, Cátia e Barquinha!!Conseguiram mostrar qual é o grande sentido de sermos irmãos e cristãos ..."Fez de mim um homem novo, sempre pronto para amar (...) Ser alegre testemunha, para onde quer que vá." ... que estas palavras tenham ficado nos presentes...
Parabéns aos amigos, às familias, aos vizinhos, aos desconhecidos...a todos. Foram graças a eles que este dia se tornou em festa!

1 comentário:

vanessa disse...

oi!!

podiam arranjar-me as músicas do festival???

deixo o meu mail para resposta.

bjs