Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2008/03/05

"- Se tu estivesses aqui...-

09 de Março de 2008

Quaresma V
LEITURA I Ez 37, 12-14
«Infundirei em vós o meu espírito e revivereis»

Depois de ter passado diante dos olhos, nos domingos anteriores, a história da salvação, no Antigo Testamento, através de alguns momentos mais significativos dessa história, chegamos hoje aos profetas. Eles são os homens que nos ensinam a interiorizar essa história e a apreender-lhe o sentido profundo. Toda ela se encaminha para Jesus Cristo, para a sua Ressurreição, que hoje é anunciada no Evangelho com a ressurreição de Lázaro. Por meio do profeta, Deus promete-nos o seu Espírito, que é em nós o princípio e a fonte da Ressurreição.

SALMO RESPONSORIAL
Salmo 129 (130),1-2.3-4ab.4c-6.7-8 (R. 7)

Refrão: No Senhor está a misericórdia e abundante redenção Repete-se

LEITURA II
Rom 8, 8-11

«O Espírito d’Aquele que ressuscitou Jesus de entre os mortos habita em vós»

O Espírito de Deus é Quem dá a vida. Foi pelo Espírito de Deus que Jesus ressuscitou; é pelo Espírito que Deus nos dá a sua vida e nos ressuscita com Jesus, seu Filho. Mas para isso é preciso que o Espírito de Deus habite em nós.

EVANGELHO
Forma longa Jo 11, 1-45

«Eu sou a ressurreição e a vida»

A ressurreição de Lázaro é a terceira das três leituras evangélicas especialmente importantes na caminhada quaresmal. Catecúmenos e fiéis preparam-se para celebrar o Mistério da Páscoa, da Morte e Ressurreição do Senhor, e assim nelas participar. A Vida está em Deus, e vem a nós em seu Filho, Jesus Cristo. Ele é a Vida. Jesus morreu por nós; nós morreremos n’Ele e com Ele. Mas Jesus passou da Morte à Vida; ressuscitou. Ele próprio é a Ressurreição. N’Ele e com Ele nós ressuscitamos. É a grande mensagem desta leitura, que nos coloca assim na perspectiva pascal.

Jesus promete a Marta (e a nós) que «todo aquele que vive e acredita em Mim, nunca morrerá». Ainda que só tenhamos em plenitude depois da nossa morte, ao vivermos o mistério pascal da morte e ressurreição estamos já a participar dela, graças ao Espírito no qual vivemos (ver 2.ª leitura).Vemos a morte na vida quotidiana (dor, doença, sofrimento, morte, pecado), mas este Evangelho desafia-nos a ver e a acreditar nos sinais da graça da vida nova (glória, alegria, paz, perdão, misericórdia). Viver o mistério pascal leva-nos a ver as suas duas faces. O agora da vida eterna é a graça de Deus que já actua nas nossas vidas.

E os maravilhos cânticos são...

Entada- Feliz caminhar (8)
Kyrie- Kyrie (9)
Aclamação da Palavra- A Tua palavra (8)
Ofertório- A quem irei (15)
Santo- Santo I (8)
Pai Nosso- Pai Nosso (5)
Cordeiro- Cordeiro de Deus Alegro (3)
Comunhão- Se o grão de Trigo (8)
Acção de Graças- Quero encontrar-Te (13)
Final- Hoje (11)

"Falta-me o salto
No continuar

Que me pedes
Todos os dias
Todas as horas
Falta-me
A força da Fé
O ânimo da Esperança
A alegria da caridade

Porquê andar
Preso
A tristezas passadas
A pesos brutos...
E a uma linha
Que nos arrasta
Ao ritmo do dia-a-dia
Pelo caminho
De um destino traçado
No qual não procuramos
Preferimos não ver
O sentido

No continuar
Que me pedes
Falta-me
Ver-Te comigo
Ver-Te na partida
Ver-Te na meta
Falta-me Olhar
Olhar para o que se vê

Falta-me abrir
Abrir os sinais
Os sinais do que não se vê
Falta-me
O passo cheio
Cheio de liberdade
Falta-me o salto
Falta-me confiar."
MMaria

(...) - EU ESTOU!!!"
Eu estou contigo!
E garanto-te que vale a pena."

Aquele beijo, aquele abraço...
Luisa

1 comentário:

Patitas disse...

Nas nossas orações não nos esqueçamos de incluir a Mónica nas nossas intenções.

Que a força que vem de Deus esteja contigo.