Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2008/02/06

DOMINGO I DA QUARESMA

10 de Fevereiro de 2008

Concedei-nos, Deus omnipotente,

que, pela observância quaresmal,

alcancemos maior compreensão do mistério de cristo

e a nossa vida seja dele um digno testemunho.

Por nosso senhor jesus cristo, vosso filho,

que é deus convosco na unidade do espírito santo.


Leitura I Gen 2, 7-9; 3, 1-7


A criação e o pecado dos nossos primeiros pais


No tempo da Quaresma, a primeira leitura “refere-se à história da salvação, que é um dos objectivos próprios da catequese quaresmal”. Nela “se apresentam os principais elementos daquela história desde o princípio até à promessa da nova aliança” (intr. Ao lecc.).


Salmo responsorial
salmo 50 (51), 3-4.5-6a.12-13.14.17 (r. Cf. 3a)


Refrão: Pecámos, Senhor: tende compaixão de nós. Repete-se

ou: Tende compaixão de nós, Senhor, porque somos pecadores. Repete-se


Compadecei-vos de mim, ó deus, pela vossa bondade,

pela vossa grande misericórdia,

apagai os meus pecados.

Lavai-me de toda a iniquidade

e purificai-me de todas as faltas. Refrão


Porque eu reconheço os meus pecados

e tenho sempre diante de mim as minhas culpas.

Pequei contra Vós, só contra Vós,

e fiz o mal diante dos Vossos olhos. Refrão


Criai em mim, ó Deus, um coração puro

e fazei nascer dentro de mim um espírito firme.

Não queirais repelir-me da vossa presença

e não retireis de mim o vosso espírito de santidade. Refrão


Dai-me de novo a alegria da vossa salvação

e sustentai-me com espírito generoso.

Abri, senhor, os meus lábios

e a minha boca cantará o vosso louvor. Refrão


Leitura II – Forma longa rom 5, 12-19


«Onde abundou o pecado, superabundou a graça»


A leitura põe em contraste Adão e Cristo. Ambos são o princípio de uma Humanidade Nova. Mas, se a falta cometida por um só, Adão, se faz sentir abundantemente em todos os homens para sua perdição, a graça e o perdão trazidos por um só, Jesus Cristo, fazem sentir-se mais abundantemente ainda e levam à justificação.


Evangelho mt 4, 1-11


Jesus jejua durante quarenta dias e é tentado...


As tentações de Jesus resumem as tentações de todo o homem. Ao contrário de Adão, Jesus rejeita a tentação, fixando-se no Pai e na sua palavra. Resistir ao mal, morrer para o pecado, firmando-se na palavra de Deus, é o primeiro passo para participar na Páscoa de Jesus. Quem deseja caminhar para a comunhão com Deus na Páscoa de Jesus, não pode deixar-se encantar, nesse caminho, com as tentações que o inimigo lhe apresentará.


Saciados com o pão do céu, que alimenta a fé, confirma a esperança e fortalece a caridade, nós vos pedimos, senhor: ensinai-nos a ter fome de cristo, o verdadeiro pão da vida, e a alimentar-nos de toda a palavra que da vossa boca nos vem...

E os cânticos são...


Entrada - Guardião (22)
Kyrie - Pai de infinita bondade (4)
Aleluia - Falai (9)
Ofertório - Entrega (20)
Santo - Santo I (8)
Pai nosso – Dó Maior (8);
Cordeiro- Cordeiro [Lento (4)];
Comunhão- Por uma Humanidade Nova (5);
Acção de graças- El Senyor [taizé (1)];
Final- A tua rota (15);


“Conhecemos bem a nossa fraqueza, mas desconhecemos como tratá-la. Ela fere inconscientemente a imagem ideal de nós mesmos que sempre trazemos connosco. Pensamos espontaneamente que a santidade se deve procurar no sentido contrário ao do pecado, e contamos com Deus para que o seu amor nos livre da fraqueza e deste modo nos permita alcançar a santidade. Escapar à fraqueza seria escapar ao poder de Deus que actua senão nela. É unicamente na nossa fraqueza que somos vulneráveis ao amor de Deus.”
...


Abraços!
Luisa

1 comentário:

Anónimo disse...

«Conhecemos bem a nossa fraqueza, mas desconhecemos como tratá-la»

Apeteceu-me continuar a oração do pobre...
Belo texto lu, obrigada =)