Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2007/12/19

ANO A-4º DOMINGO DO ADVENTO
23 de Dezembro de 2007



"Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada..."




LEITURA I – Is 7,10-14
O facto decisivo, neste texto, é a afirmação de que Deus não abandona o seu Povo, mas que é e será sempre o “Deus-connosco”. A próxima celebração do nascimento de Jesus recorda e celebra esse facto fundamental: Deus ama-nos de tal forma que continua a vir ao nosso encontro… Neste tempo de espera da vinda, somos convidados a tomar consciência do amor de Deus, que se manifesta numa presença permanente a nosso lado; com Ele a dar-nos a mão e a palmilhar connosco a estrada da vida, podemos enfrentar todos os desafios.

SALMO RESPONSORIAL – Salmo 23 (24)
Refrão 1: Venha o Senhor: é Ele o rei glorioso.
Refrão 2: O Senhor virá: Ele é o rei da glória.

LEITURA II – Rom 1,1-7
A primeira coisa que convém ter em conta, a partir do texto, é que Jesus Cristo veio ao mundo para apresentar aos homens um projecto de salvação; esse projecto é o caminho seguro para deixarmos cair as cadeias que nos oprimem e para chegarmos à vida plena que Deus nos quer oferecer. Neste tempo de Advento, esperamos a salvação de Deus, que vem ao nosso encontro oferecer-nos a vida nova.

EVANGELHO – Mt 1,18-24
Esse Jesus que esperamos é – de acordo com a catequese que a primitiva comunidade cristã nos apresenta por intermédio de Mateus – o “Deus que vem ao encontro dos homens”, para lhes oferecer a salvação. A festa do Natal que se aproxima deve ser o encontro de cada um de nós com este Deus; e esse encontro só será possível se tivermos o coração disponível para O acolher e para abraçar a proposta que Ele nos veio fazer. É isto que acontece?
A figura de Maria é uma figura incontornável para quem prepara o Natal: é a figura que está sempre disponível para escutar os apelos de Deus e que lhes responde com um “sim” de disponibilidade total… É esse “sim” e essa disponibilidade que tornam possível a presença salvadora de Deus no mundo. Estou na mesma atitude de disponibilidade aos desafios de Deus? Sou capaz de dizer todos os dias “sim”, de forma a que, através de mim, Deus possa nascer no mundo e salvar os homens?• Outra figura que nos interpela e questiona neste tempo de Advento é a figura de José… Ele é o homem a quem Deus envolve nos seus planos – planos que, provavelmente, lhe parecem misteriosos e inacessíveis – mas que tudo aceita, numa obediência total a Deus. Sou capaz de acolher os projectos de Deus – mesmo quando eles desorganizam os meus projectos pessoais – com a mesma disponibilidade de José, na obediência total aos esquemas de Deus?

Para quem ainda não sabe, no Sábado há um jantar todo catita para a confraternização vespertina.Pede-se que cada vespertino leve uma oferenda no valor máximo de 5 euros...e vai ser o farróbadó!!O local ainda está por acertar, mas até no meio do jardim, iluminados pelas estrelas nos divertimos.






Os cânticos estão a chegar...
Preparai-vos para o Natal
Limpai os corações de toda a amargura e desgosto
para que o Menino possa nascer.


marta...

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá "Vespes"

Temos uma notícia de última hora: o local de tão aguardado encontro é no salão da nossa querida igreja... ora bem! Podem começar a aparecer por volta das 20:30... Vou enviar a lista com o que cada um tem de trazer... Uma coisa é certa e a Marta tem razão: vai ser um forrobodó dos grandes...

E tenho dito...;P

Bjos pa todos

PS - Jesus menino tá ou n tá lindo... tá sim sr!

Anónimo disse...

Ha que dar os parabens pelo excelente serão, estava muito bem preparado!
Obrigado!