Missa das 19h de Sábado, na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda em Lisboa

"Com música, com o nosso sentir cristão, com notas que deixamos hoje, aqui, para vós!"

www.vespertino.org

2007/10/21

Domingo, 28 de Outubro de 2007
Semana XXX do Tempo Comum



Alegre-se o coração dos que procuram o Senhor.
Buscai o Senhor e o seu poder,
procurai sempre a sua face.


LEITURA I Sir 35, 15b-17.20-22a (gr. 12-14.16-18)
«A oração do humilde atravessa as nuvens»

Deus é a própria Verdade; diante d’Ele o homem deve agir com toda a verdade, sob pena de não ser acolhido por Ele. A oração deve ser o momento mais verdadeiro diante de Deus. E a oração humilde será sempre escutada por Deus.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 33 (34), 2-3.17-18.19.23 (R. 7a)
Refrão: O pobre clamou e o Senhor ouviu a sua voz.
Ou: O Senhor ouviu o clamor do pobre. Repete-se

LEITURA II 2 Tim 4, 6-8.16-18
«Já me está preparada a coroa da justiça»

A leitura faz-nos escutar a última mensagem de S. Paulo antes de sofrer o martírio: abandonado dos homens, ele sente-se plenamente confiante na justiça de Deus que nunca o abandonou nem abandonará.

EVANGELHO Lc 18, 9-14
«O publicano desceu justificado para sua casa
e o fariseu não»

Jesus ensina, por meio de uma parábola, como devemos orar. Este ensinamento não se aplica somente à oração individual, mas também à oração da assembleia litúrgica, onde os sinais de festa hão-de proceder sempre de um coração humilde e consciente do dom de Deus, que comunitariamente celebramos.


Os cânticos virão durante a semana.

Até lá, continuem com o espírito de missão

E com a alegria que o Senhor tão generosamente nos dá


Ajuda-me, Senhor

A ser sempre um fiel instrumento da tua vontade

Não permitas que eu desmotive

Não permitas que me faltem as forças

Não permitas que as más palavras invadam a minha boca

Não permitas que eu desista ao primeiro NÃO

Não permitas que eu fique indiferente

Ajuda-me, Senhor, a servir-Te sempre com alegria e amor...

Que eu Te veja sempre no rosto dos outros...

Principalmente naqueles que me são hostis...

Que eu os ame com inesgotável força e vontade

Amén



Beijos cristãos da Marta

3 comentários:

Anónimo disse...

Lindo de morrer...a tua boneca de pijama!Vocês estão imparáveis...

Bjo repenicado

Anónimo disse...

A oração também é um Dom de Deus. É por ele e para ele que rezamos, e em cada oração confirmamos a nossa fé na Sua vontade divina.
A ausência de oração torna-nos vazios do amor de Deus e leva-nos a tentar preencher com as coisas supérfulas do nosso mundo.
Possa o Senhor dar-nos a confiança de São Paulo, a humildade do Publicano e a verdade do humilde.

Boa semana cheia de afagadelas nas carecas ou não

Anónimo disse...

Uma vez, durante a semana, fui à igreja tratar de muitas das coisas que às vezes nos afadigam. Entrei e estava a decorrer a missa das 19h, celebrada pelo nosso querido Padre Zé. Estava na homilia. O Padre Zé disse uma frase que nunca mais me esqueci:
"Toda a nossa vida é uma oração."

Toda a nossa forma de estar, a maneira como nos dedicamos ao nosso trabalho e aos outros, tudo o que faz parte de nós é uma oração sempre que levamos Deus connosco. Porque rezar é dedicar o nosso tempo a Deus, e esse tempo pode ser dedicado de muitas formas. Se cada um dos nossos gestos for sacralizado pelo seu Espírito, estaremos a rezar.

O que Deus nos pede é abandono, para sermos unos com Ele, sempre.

Abraço-vos!